lucratividade

Todas as empresas possuem como objetivo principal o lucro, todavia, pode parecer incrível, mas ainda existem empreendedores que não sabem se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo.  A fórmula para saber se a empresa é lucrativa é muito simples: lucro líquido = faturamento – custos – despesas.

Por isso é imprescindível realizar um diagnóstico para ter uma resposta precisa sobre a realidade do negócio e, se a empresa não estiver gerando lucro, é razoável imaginar que o negócio não é viável.

Então, como posso saber se a empresa está obtendo lucro? Elaborando uma tabela ou planilha eletrônica que contenha informações sobre a receita, custos e despesas para calcular os resultados do exercício. Este demonstrativo de resultados tem por objetivo informar se a empresa está obtendo lucro ou gerando prejuízo num determinado período.

Mas, onde entra o coworking nessa história? Em um mercado em crise, aumentar o faturamento é muito difícil, o que leva a ideia de que para aumentar o lucro terá que se mexer em custos ou despesas. Hoje um dos principais custos de um negócio está relacionado ao seu espaço físico, no caso de empresas de serviços, o escritório, sendo esse um dos pontos que geralmente se esquece de colocar em uma planilha financeira.

Nesse ponto não deve ser relacionado apenas o valor do aluguel e do condomínio, um escritório possui inúmeros custos escondidos, como limpeza, recepcionista, telefonia, manutenção, luz e água, enfim, na ponta do lápis esses valores vão realmente espantar.

Reduzir esses valores terá resultado direto na lucratividade da empresa, como os espaços de coworking se apresentam como alternativas que eliminam grande parte destes custos, o resultado que se observará estará diretamente relacionado ao aumento da lucratividade, esta fórmula é muito simples. Isso sem contar os outros benefícios que esse espaço pode proporcionar a um negócio. Assim, é hora de pensar de forma estratégica esse ponto, pois estará diretamente relacionado ao sucesso de seu negócio.