Home Office e Covid 19

Diante da pandemia gerada pelo novo coronavírus, vê-se a corrida das empresas para aderirem ao sistema de trabalho em casa, visando a garantir a continuidade das atividades e a preservação da saúde de seus empregados com o isolamento social, tendo como efeito secundário a gestão do trabalho a distância.

O mundo foi surpreendido com a proliferação do vírus da covid-19 (coronavírus) que atacou todas as nações, paralisando economias, cadeias produtivas e derrubando sistemas de saúde. O home office tornou-se uma ferramenta utilizada por empresas e governos para atenuar os impactos desta pandemia e se manter em funcionamento.

A MP 927/2020 editada pelo Governo Federal flexibilizou a adoção do sistema de home office temporário, facultando às empresas exigirem de seus empregados o labor em casa, sem prejuízo dos contratos de trabalho existentes. Aqui não se trata de alteração nos contratos para modificar de regime presencial para home office, como prevê o art. 75- C da CLT2.

Trata-se de medida emergencial, vinculada à garantia da saúde dos empregados, bastando para a sua implementação a mera determinação do empregador, a qual recomenda-se seja realizada via regulamento interno, ainda que em caráter emergencial.

O home office é a solução mais simples e barata para aquelas pessoas que não querem mais trabalhar dentro de um escritório tradicional o dia inteiro ou simplesmente decidiram começar um negócio paralelo ao emprego.

Questões como flexibilidade de horário, possibilidade de ter acesso a televisão, sofá e cama para fazer intervalos, além da economia em tempo são os principais atrativos. A dificuldade fica nos aspectos mais comportamentais, já que não é fácil seguir a rotina de trabalho com tantas opções de conforto disponíveis.


Custo de montar um home office

Aqui a principal dica é levar em consideração que a pessoa estará em casa muito mais tempo que antes. Todos os custos, sem exceção, tendem a subir sem você perceber. É claro que você mesmo pode fazer a limpeza da sua casa e não é preciso começar com móveis de grife ou internet de 100 MB, mas leve em consideração que, quanto mais confortável você estiver, melhor você irá desempenhar o trabalho. Por isso consideramos ao menos o uso do ar-condicionado diariamente e a aquisição de uma boa dupla cadeira + mesa de trabalho.

Vantagens:

Sem trânsito

Com um home office você levanta, anda alguns passos e já está no ambiente de trabalho. Não é necessário utilizar transporte público lotado, pegar engarrafamentos, gastar com gasolina e manutenção do carro, nem estacionamento. O tempo gasto com o deslocamento também é economizado. Estima-se que na cidade de São Paulo mais de 5,5 milhões de profissionais perdem cerca de 2h21 por dia para chegar ao local de trabalho. Já pensou no que pode ser feito ganhando duas horas diariamente? Na rotina de uma pessoa que trabalha de segunda a sexta-feira, é como se você ganhasse 47 horas para fazer o que quisesse, o que é mais de uma semana de trabalho para quem cumpre 8h diárias.

Roupas mais informais

O código de vestimenta das empresas pode incomodar muito os funcionários. Principalmente no verão, usar terno e gravata (ou uma calça jeans que seja) não é muito confortável. Trabalhando em casa, você pode usar a roupa que quiser ou não usar nenhuma roupa. É preciso ter apenas dois cuidados. O primeiro é que em reuniões por videoconferência não pega bem vestir pijama. O segundo é que muitas pessoas precisam se vestir como se fossem sair de casa para sentirem que começaram a trabalhar. Nesse caso, roupas mais confortáveis podem fazer você associar o momento em casa com lazer.

Alimentação mais saudável e barata

Por mais que seja possível manter uma alimentação saudável no trabalho fora de casa com marmitas e restaurantes naturais, é muito mais fácil e econômico cozinhar sua própria comida. Para que a preparação da refeição não interfira na sua produtividade, vale a pena dedicar um momento no final de semana para deixar preparadas todas as refeições e só esquentá-las na hora do almoço. Outra possibilidade é prever este momento na agenda como um momento de relaxamento no meio do expediente e utilizar a cozinha como uma oportunidade para mudar o foco.

Possibilidade de cuidar melhor dos filhos ou PETs

Algumas empresas e alguns coworkings já permitem que os funcionários levem os filhos (às vezes, os de 4 patas) para o escritório. Mesmo assim, pode não ser saudável para uma criança pequena ficar sendo transportada de um lado para o outro. Estando próximo deles, você pode acompanhar a alimentação e aproveitar a companhia sempre que quiser.

Economia com aluguel, instalações e manutenção

Como você não tem a obrigação de sair todos os dias de casa, dá para economizar um pouco com transporte público. Além disso, a estrutura base do seu espaço de trabalho já está lá. Você tem um teto e provavelmente luz e internet já garantidos e pagos.

Escritório Virtual é uma boa opção

Escritório Virtual é um serviço para empresas, profissionais autônomos e empreendedores que precisam de um endereço comercial (divulgação da empresa) ou do endereço fiscal (descrito/divulgado no contrato social da empresa).

Optar por trabalhar remotamente (Home Office) ou em uma cafeteria, pode sim diminuir os custos envolvidos, mas com certeza, ela também influenciará na sua credibilidade como profissional.

Portanto ter sua empresa localizada em um dos maiores centros comerciais, espaço para realizar reuniões com clientes e atendimento personalizado com certeza irá aumentar a credibilidade da sua empresa, e tudo isso e ainda mais você encontra no Escritório Virtual.


Gowork- ESCRITÓRIOS VIRTUAIS E COWORKING

A maior rede de coworkings da América Latina, fundada em 2013, foi uma das pioneiras em introduzir o coworking no Brasil. Atualmente possui 14 unidades nos melhores pontos de São Paulo.

Um dos principais pontos de destaques da GOWORK no Escritório Virtual é que independente do seu plano, todo o valor pago é revertido em créditos para ser utilizado em reserva de salas de reunião, ou seja, você pode ter até 20h de salas de reunião de graça.

Preço: Possui variedades nos planos, contendo mais de cinco opções, variando de R$79,00 até R$300,00