O desafio de vários empreendedores é otimizar recursos, principalmente o custo. Aluguel de escritório comercial é um custo fixo que consome boa parte do capital.
Além de alugar a sala comercial o empreendedor precisa mobiliar, reformar, adaptar, enfim, fazer as adaptações necessárias. Necessitando de recursos financeiros iniciais.
Outro ponto importante para levar em consideração é o espaço alugado ocioso do escritório, como copa, sala de reunião, entre outros. Espaços esses que poderiam ser compartilhados para reduzir os custos.
Desafios para escolher um escritório
Empreender implica em uma série de desafios diários, sobretudo, no início do negócio. Nesse sentido, um dos mais marcantes e trabalhosos diz respeito a escolha de um escritório.
Nos dias atuais, já existem novas alternativas que pretendem
oferecer mais facilidade ao empreendedor quando decide centralizar seus
serviços em um endereço próprio da empresa.
Sendo assim, duas opções são possíveis: montar um escritório comercial particular, ou trabalhar em um ambiente compartilhado, conhecido como coworking.
Custos envolvidos em ter um escritório comercial
De certo, a primeira questão a se considerar são os custos
envolvidos na montagem e manutenção de um escritório comercial.
Para dar início aos trabalhos no novo endereço, as despesas
costumam ser altas. Afinal, será necessário realizar reforma ou adaptações,
segundo as preferências do proprietário.
Sem contar na compra de móveis, equipamentos eletrônicos e
na contratação de serviços como internet, por exemplo.
Além desses, há os custos para manter o funcionamento do
escritório. Neles estão inseridos os valores que deverão ser destinados ao
pagamento do IPTU, condomínio, aluguel e as taxas exigidas pela prefeitura para
dar andamento às licenças e autorizações necessárias.
Ainda em relação às despesas recorrentes, é preciso estar
preparado para gastar com serviços de limpeza, material de escritório, contas
de consumo como energia elétrica e água e para a realização de possíveis
reparos estruturais.
O que são espaços de coworking
Os espaços coworking são ambientes empresariais
compartilhados. Neles, diferentes empreendedores, trabalhadores autônomos e até
funcionários de empresas maiores dividem a mesma sala, porém, de forma independente.
Assim, não compartilham somente um espaço físico, mas também
experiências, histórias, cooperam entre si e ampliam sua rede de contatos
profissional, o famoso network. https://www.gowork.com.br/blog/fazer-networking-coworking/
A principal vantagem de trabalhar em coworking está na
redução de custos. Nesse modelo de escritório, o empresário ou trabalhador paga
um valor fixo por mês e tem direito a utilizar o espaço. Por que as empresas
estão mudando para Coworking https://www.gowork.com.br/blog/mudar-aluguel-comercial-para-coworking-sp/
Esse valor inclui todas as despesas, água, energia elétrica,
limpeza e segurança do local, impostos entre outros. Além disso, poupa-se todo
o gasto inicial com compra de móveis e reformas.
Com o coworking, o indivíduo encontra uma sala montada e
toda estruturada, pronta para começar a trabalhar imediatamente.
No entanto, se preferir, o indivíduo tem a opção de escolher
uma sala comercial particular para desfrutar de mais privacidade. Neste caso, o
empresário pode fazer adaptações e decorar o espaço a seu gosto.
Qual o coworking mais em conta em São Paulo
Na maior cidade do Brasil, São Paulo, existem diversos
espaços coworking disponíveis, os valores variam de acordo com a localização,
estrutura e outros diferenciais.
A GOWORK fez uma pesquisa de divulgou uma lista de preços
dos principais Coworking de São Paulo, https://www.gowork.com.br/blog/lista-de-preco-coworking-sao-paulo/
A Gowork Coworking, possui um preço inicial de R$ 500, a
diferença é que esse valor já inclui todos os serviços, não sendo necessário
nenhum pagamento a parte. São 12 escritórios distribuídos nas principais
regiões de São Paulo funcionando 24 horas por dia.
Os clientes têm direito a utilizar as salas de reuniões 120
horas por mês, ou 4 horas por dia, levando em consideração 30 dias mensais.
Fora esse, há mais de 40 outros benefícios como ar condicionado, iluminação personalizada, internet, café, estações de trabalho com gaveteiros e lockers.