Conjunto comercial usam plantas para melhorar o ambiente de trabalho

Usar plantas no local de trabalho virou hoje uma atitude de inteligência corporativa, não apenas pelo fato de que elas tornam o escritório mais agradável e bonito, mas também porque contribuem, de maneira geral, para o bem-estar dos colaboradores, segundo que revelou um recente estudo.

A seguir, entenda melhor o que a natureza pode fazer pelo seu ambiente de trabalho, bem como pelo desempenho de seus funcionários!


Sala comercial e bem-estar

O estudo divulgado pela Human Spaces, de título “O impacto global do design biofílico no ambiente de trabalho”, revelou que a introdução de elementos da natureza ao ambiente de trabalho, como plantas, cores ou visão para bosques, parques ou jardins, aumentam em até 15% a sensação de bem-estar por parte dos colaboradores.

A sala comercial, quando integrado à natureza, torna, de fato, o clima bem mais agradável e faz com que os profissionais não sintam que estão no “trabalho”, muito pelo contrário, apontou a pesquisa. Eles criam a sensação de que estão em um ambiente mais amigável. O clima ideal para fazer a organização prosperar.

A pesquisa afirmou que a chave para o sucesso das organizações é promover o “bem-estar” de seus colaboradores. Isso porque o bem-estar promove sentimentos de felicidade e faz com que as pessoas se sintam inspiradas e entusiasmadas. A partir dessas emoções, o organismo libera o hormônio do prazer, estimulando um cérebro mais produtivo e criativo, complementa.

Maior Produtividade

O mesmo estudo revelou que ambientes de trabalho com plantas geram uma produtividade de até 7% maior, quando comparados com aqueles que não possuem nenhum elemento da natureza.

Portanto, se deseja que o seu escritório se torne mais produtivo, invista em um ambiente mais natural, que proporcione aos seus colaboradores o bem-estar necessário para que se tornem felizes e produzam bem mais.

Criatividade

Além de avaliar o bem-estar e a produtividade, o estudo analisou a criatividade e revelou que ambientes com elementos da natureza são até 15% mais criativos.

Com razão, afinal como podemos ser criativos trabalhando em ambientes fechados, escuros, sem qualquer contato com fatores externos, como ar, luz solar e árvores, por exemplo? Isso mata qualquer criatividade e torna o trabalho bem mais chato e estressante.

Saúde mental

Outro dado importante, dessa vez trazido pela especialista em projetos arquitetônicos, Priscilla Bencke, é que a natureza é capaz de combater o estresse e promover a saúde mental.

A profissional relata que sons produzidos pela natureza podem acelerar em até 37% a recuperação de traumas psicológicos.

Conjunto comercial com biofilia

Diante do que foi dito, pode-se concluir que aplicar elementos da natureza ao ambiente de trabalho é fundamental não só para o bem-estar geral do colaborador, bem como para aumentar a produtividade e a capacidade criativa do escritório, mas também para promover a saúde mental.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença deste século é a depressão, problema de saúde de natureza mental, o que torna a aplicação de elementos da natureza ao ambiente de trabalho uma exigência para a marca que deseja cuidar bem de seus funcionários e, assim, garantir maior destaque no mercado.

Gostou deste texto artigo e deseja ler outros? Então, não deixe de acessar o nosso site! Nele, estamos sempre publicando conteúdos que podem tornar o seu escritório ainda mais produtivo e eficiente.