Um contrato de aluguel é um documento legal que define os termos de locação de um imóvel comercial ou residencial entre o proprietário, também conhecido como locador, e o locatário. Ele é muito importante, pois protege todas as partes envolvidas durante a duração do contrato e contém informações essenciais. Por esse motivo, saber o que é e como funciona um contrato de aluguel é fundamental para locação de imóveis.

O que é contrato de aluguel?

Um contrato de aluguel trata-se de um acordo, em forma de documento, que pode ser feito por duas ou mais partes. Ele permite que uma pessoa ocupe ou use a propriedade de outra, graças à cessão do bem, por um determinado período. Em troca do uso, o locatário paga ao locador um valor específico de aluguel e ambos devem seguir algumas regras, que devem estar descritos nesse documento.

A criação de um contrato de locação completo e eficaz é muito importante. Embora muitos proprietários comecem com documentos padronizados, os termos são negociáveis ​​por todas as partes até que sejam assinados, momento em que o contrato de aluguel se torna um documento juridicamente vinculativo.

O objetivo é proteger todos os envolvidos, permitindo que cada lado conheça suas responsabilidades e obrigações. Por isso, deve detalhar o bem alugado e até mesmo as penalidades em casos de descumprimento do documento, incluindo informações importantes como multas e reajustes.

O que deve ser incluído nesse documento?

Os contratos de locação devem incluir algumas informações básicas, embora muitos documentos entrem em mais detalhes.

Um contrato de aluguel simples, por exemplo, geralmente inclui:

  • Dados de contato do proprietário;
  • Informações de contato do inquilino;
  • Detalhes sobre a propriedade, incluindo endereço, comodidades e metragem quadrada;
  • Duração do contrato;
  • Tipo de locação;
  • Detalhes do aluguel, incluindo valor devido, prazos para o pagamento, as formas de pagamento, os reajustes, etc;
  • Qualquer outra informação de pagamento;
  • Direitos de locação;
  • Obrigações das partes;
  • Opções para renovar o aluguel;
  • Garantias, isto é, como o locador poderá reaver os valores de aluguel em caso de inadimplência do locatário.
contrato de aluguel

Como funciona um contrato de aluguel com a GOWORK?

Se você está procurando um novo local para estabelecer a sua empresa e tem interesse em um espaço de coworking, conheça as soluções da GOWORK. São escritórios compartilhados, salas privativas ou comerciais, e diversas outras opções, para que você possa escolher a que mais atende às necessidades do seu negócio.

Ao assinar um contrato de aluguel conosco, esse documento irá possuir todos os pormenores do plano escolhido por você. Nele, também são detalhados todos os direitos e obrigações, tanto suas, enquanto locatário, quanto nossas, enquanto locador. Além das penalidades aplicáveis aos casos de descumprimentos de cláusulas contratuais e o índice de reajuste a ser aplicado anualmente.

Vale ressaltar, que estamos falando de um contrato de locação comercial. Portanto, o espaço da GOWORK destina-se exclusivamente ao desempenho de uma atividade comercial. Assim, o nosso contrato de aluguel é de extrema importância para comprovar legalmente nosso acordo de locação e torna possível proteger o seu negócio.

Conte com a GOWORK!

Agora que você já tem pelo menos uma ideia sobre como funciona um contrato de aluguel, não perca mais tempo. Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer os nossos planos e experiencie o crescimento da sua empresa dentro de um coworking!