A comunicação empresarial eficaz é primordial, possibilitando que se passe as informações de maneira mais assertiva possível. Contudo, muitos profissionais altamente gabaritados não percebem suas dificuldades nessas áreas, se acham autossuficientes, entretanto, cometem falhas e, quando dão conta, falaram mais do que devia ou se expressado mal, gerando reflexos negativos para os negócios.
Assim, é primordial uma preocupação constante sobre o tema, fazendo frequentes avaliações e treinando formas de melhorar a comunicação. Sabendo falar adequadamente é muito maior a chance de continuidade e crescimento do negócio.
Para melhorar a comunicação, é possível detalhar alguns pontos que melhoram a comunicação, como:
- Conhecer muito bem o assunto que será foco de uma reunião, se preparando previamente.
- Saber como a parte contrária costuma agir em suas negociações – informações sobre como se comportaram em transações anteriores ajudam bastante.
- Se preocupar com limites, tendo discernimento sobre até que ponto pode ir em uma discussão ou negociação, como preço mínimo e prazo máximo.
- Saber ouvir para entender bem as necessidades e o estilo do interlocutor, um grande problema existente em reuniões é a precipitação na tomada de conclusões.
- Ter noção da necessidade de retroceder, existem casos que se deve recuar, mudar de assunto para esfriar confrontos e resistências.
- Entender o momento certo para concretizar a negociação.
Apesar de poder detalhar alguns pontos, a comunicação é algo muito vivo, sendo necessário o maior planejamento possível. Deixar para improvisar é um grande erro. Mesmo que muitas pessoas afirmem ter essa capacidade, pode ter certeza, o grande comunicador se prepara para evitar possíveis falhas.