LOS ANGELES É UM CENTRO POTENCIAL DE STARTUPS

Cidade está cada vez mais focada no mercado tecnológico

Para a cidade californiana, esse boom em tecnologia começou a 15 anos atrás aproximadamente. Podemos lembrar ainda do MySpace que foi fundado na cidade e é o padrinho das redes sociais. Era a mais popular até ser ultrapassada pelo Facebook.

Startup_LosAngeles

Este ano mais um Startup Ecosystem Ranking foi realizado. A cidade, assim como em 2012, ficou na terceira posição. O ranking tem como base cinco fatores: Performance , a capacidade de startus de conseguir fundos e adquirir alto valor de mercado, investimento, que reflete os investimentos no ecossistema e o tempo para conseguir capital, talento, referente à qualidade de talentos técnicos, sua disponibilidade e o custo, experiência, o qual avalia a presença de mentores veteranos ou fundadores com experiência, e alcance de mercado, referente ao PIB do ecossistema em questão e a facilidade de atingir consumidores em mercados internacionais.

Por se tratar de um ecossistema imenso que estima ter entre 5500 e 8300 startups de tecnologia ativas. Os desafios são diversos, os principais são se estabelecer na cidade, o difícil acesso a talentos e alto custo de moradia. Um dos motivos da disponibilidade de talento é a falta de visto de trabalho no Estados Unidos.

Mas outro fator que ajudou o setor foi o olhar do prefeito da cidade, que vê o mercado tecnológico sólido e crescente. Apoiando a existência desses startups, a Prefeitura tem o Escritório de Desenvolvimento Econômico que oferece gratuitamente um aconselhamento complementar aos potenciais empreendedores e os já abriram seu negócio.

A gestão da cidade vê o setor tecnológico como uma boa alternativa para a população já que possui bons salários para empregos de classe média. Os investidores ficam de olho na cidade pois de lá saíram grandes referências nesse mercado. O aplicativo de paquera Tinder e Snapchat. Além de ser um centro importante para starups se instalarem.