Alguns funcionários já voltaram ao trabalho presencial. Outros nunca nem tiveram a oportunidade de experimentar o home office. Mas para aqueles que ainda estão planejando seu retorno, transparência, protocolos de segurança e expectativas detalhadas são importantes. Para isso, os proprietários de empresas que estão pensando em reabrir seus escritórios físicos após meses de trabalho remoto têm muito o que pensar. Por exemplo, como preparar o time para a volta ao trabalho presencial?

Sem dúvidas, um plano bem elaborado e uma comunicação clara com toda a equipe podem ajudá-los a ver a transição sem problemas e com sucesso. Mas será que só isso é suficiente?

Descubra como preparar o time para a volta ao trabalho presencial

O retorno à normalidade não será como apertar um botão, mas sim um esforço gradual. Por isso, essa fase requer gerenciamento ativo das expectativas dos funcionários e fornecimento de clareza e direção quando eles retornam ao trabalho. 

Abordando, então, desafios organizacionais, de saúde, segurança e até mesmo emocionais durante o processo, que deve ser cuidadosamente coreografado. Afinal, não há precedentes ou manual de como isso vai acontecer.

Mas, para ajudar a sua empresa a se organizar para retornar ao escritório físico, veja a seguir algumas ideias de como preparar o time para a volta ao trabalho presencial:

Mantenha um diálogo claro e respeite o tempo e as necessidades do funcionário

Muitas pessoas que nunca esperaram gostar de trabalhar em casa descobriram que este é um novo normal agradável. Isso significa que nem todos os funcionários estarão prontos ou ansiosos para voltar ao escritório. Assim, depois de vários meses em home office, ajustar-se novamente ao local de trabalho será difícil para alguns deles.

Por esse motivo, antes de mais nada, é importante que você ouça e crie oportunidades de diálogo com a sua equipe. Dê um passo para trás e tente entender o que pode estar causando a relutância daqueles que não querem voltar ao presencial. Respeitar o tempo dos funcionários e a necessidade de flexibilidade em sua programação será mais importante agora do que nunca.

Certifique-se da segurança

Se você quer saber como preparar o time para a volta ao trabalho presencial, também deve se preocupar com a segurança deles ao retornarem para o escritório físico. Nesse sentido, os cuidados e as orientações dos órgãos competentes precisam ser seguidos para um retorno seguro. 

Por exemplo, como a COVID-19 pode permanecer nas superfícies por muito tempo depois de serem tocadas, é importante que sua empresa limpe e desinfete as instalações com frequência. Se o seu escritório tiver sido fechado durante o regime de home office, considere uma limpeza e desinfecção completas de todo o escritório antes de qualquer funcionário retornar ao trabalho.

Caso seja necessário, adapte o layout do escritório para o novo normal, garantindo o distanciamento entre os postos de trabalho. Disponibilize máscaras e álcool em gel para os colaboradores e, é claro, mantenha em casa aqueles que apresentarem sintomas, mesmo que não haja confirmação do diagnóstico.

coworking

Reorientação

A partir do momento que a sua equipe começar a retornar para o trabalho presencial, é vital que você forneça suporte para ela. Isso inclui, por exemplo, oferecer treinamento ou orientação para ajudar os funcionários a se adaptarem aos novos processos, ferramentas e sistemas de que precisarão para ter sucesso. Você também deve garantir que os funcionários tenham uma compreensão clara de quaisquer novas expectativas de desempenho que acompanharão seu retorno.

Além disso, tenha em mente que o retorno ao trabalho pode não ser perfeito para todos e entrar em uma nova rotina pode levar tempo. Portanto, é especialmente importante que você demonstre empatia e encoraje todos à medida que eles voltam a se familiarizar com o ambiente ao seu redor. 

Conte com a GOWORK

A pandemia trouxe muitos desafios para as empresas e, agora, a retomada do modelo de trabalho tradicional é mais um deles. Se você está planejando retornar ao escritório físico e quer saber como preparar o time para a volta ao trabalho presencial, porém não tem a estrutura necessária para isso, conte com a GOWORK! 

Aqui, você encontra salas comerciais e privativas, escritórios compartilhados, entre outras soluções. Tudo isso seguindo os protocolos e as medidas de combate à COVID-19, para que possa garantir segurança no retorno de todos os seus colaboradores.