O gerenciamento de facilities é um mercado em expansão, por envolver trabalhos que garantem a funcionalidade de forma de uma organização, mas que não são suas atividades-fim. Com a economia compartilhada, esse mercado deu mais um salto de qualidade.

Se o gerenciamento de facilities já proporcionava o fornecimento, ao menor custo possível, conforto, higiene, segurança, manutenção e infraestrutura para que as pessoas dentro de um ambiente de trabalho desempenhem suas funções de forma produtiva, com a ampliação dessa gestão para administração de temas relacionados a gestão do espaço físico, os ganhos são surpreendentes.

Mas, o que é gerenciamento de facilities?

Qualquer organização, seja ela uma empresa, um condomínio ou até mesmo uma residência, realiza as suas atividades ou operações em um espaço físico, existindo a necessidade de coordenação entre infraestrutura, recursos humanos, tecnologia e procedimentos. A partir dessa necessidade, surge a área de facilities dentro das organizações.

Estamos falando, geralmente, de rotinas que não fazem parte da atividade-fim de uma determinada organização e que servem para melhorar a atuação dos processos principais da organização, facilitando todas as suas rotinas. Normalmente, as facilities incluem um conjunto de atividades que, juntas, levam à melhoria dos processos, ao propiciar facilidades que tornam mais produtiva uma organização.

Mas com a utilização de espaços compartilhados, há uma evolução da atuação, já que essas facilities estarão em sob administração concentrada de modo a atuarem coordenadamente, garantindo que todas as necessidades da organização sejam supridas por serviços de apoio.

Ter um bom trabalho de facilities gera economias significativas no custo fixo de uma organização, aumenta o nível de satisfação dos funcionários e, consequentemente, a produtividade da empresa. Assim, em vez de precisar se preocupar com a gestão e a realização de tarefas não ligadas ao que vende ou oferece, o negócio pode se voltar totalmente à melhoria da qualidade dos processos mais relevantes.

Fernando Bottura – idealizador da Gowork (www.gowork.com.br), especializada em terceirização de escritórios e serviços