Entre espaço de coworking vs escritório próprio, qual opção é melhor para o seu negócio? Por que escolher um em detrimento do outro? Essas são perguntas que todo empreendedor deve se fazer e analisar muito bem antes de tomar uma decisão. 

Para te ajudar nisso, no artigo de hoje da GOWORK iremos falar sobre as principais diferenças entre esses tipos de espaços de trabalho. Dessa forma, você poderá escolher qual a solução é mais adequada para seus projetos profissionais, de acordo com as necessidades da sua empresa. Portanto, continue a leitura!

Diferenças entre espaço de coworking vs escritório próprio

O nascimento do coworking gerou uma revolução na forma de conceber o trabalho. Com isso, ao procurar um local para abrigar sua empresa, muitas pessoas estão se perguntando se os escritórios convencionais estão se tornando obsoletos diante dos grandes benefícios de trabalhar em um espaço colaborativo.

Bom, podemos adiantar que ainda há muito a ser feito para acabar com a mudança dos paradigmas tradicionais. Além disso, deve-se considerar que nem todos os espaços de coworking oferecem as mesmas vantagens, e nem todos os escritórios são sinônimo de tédio ou estagnação do trabalho.

Por isso, escolher espaço de coworking vs escritório próprio pode ser mais complexo do que se imagina e, na verdade, vai depender das necessidades e preferências de cada um. Afinal, as duas opções podem trazer muitos aspectos positivos. Mas então, o que é melhor? A seguir, você confere alguns comparativos:

Custos

Uma das grandes diferenças entre espaço de coworking vs escritório próprio é em relação aos custos. Investir em um escritório tradicional e próprio envolve um risco significativo, especialmente no início. Isto é, quando você está abrindo a sua empresa, pois nada garante que o negócio vai se fortalecer. Além disso, é uma solução que implica despesas associadas com suprimentos e pessoal responsável pela gestão, limpeza e manutenção.

Já em um espaço de trabalho compartilhado, você paga apenas pelo que precisa e usa, nada mais. Dentro da taxa terá incluído todos os serviços básicos de que necessita, como internet, luz, água, limpeza, segurança, etc, e receberá tudo em uma única fatura mensal. 

Serviços adicionais

Mais um diferencial quando o assunto é espaço de coworking vs escritório próprio. Como mencionado anteriormente, os coworkings procuram oferecer às empresas toda a gama de serviços de que necessitam no seu dia a dia. O básico está incluído na tarifa, como limpeza, Wi-Fi ou segurança. Em um escritório tradicional, por outro lado, você terá que se preocupar em encontrar fornecedores, solicitar um orçamento e fazer toda a gestão você mesmo. 

Localização

Outra diferença é que ter seu próprio escritório tradicional, por si só, já é um grande investimento de dinheiro. Contudo, o custo é ainda maior se você quiser instalar a sua empresa nas melhores localizações de uma cidade. Em um coworking, por outro lado, você terá acesso a endereços de prestígio por muito menos dinheiro.

Por que isso é importante? Estar em uma boa localização não será apenas positivo para a imagem do seu negócio, mas também o ajudará a atrair e reter talentos.  

Concentre-se no que é realmente importante

Um espaço de trabalho compartilhado permite que você se concentre exclusivamente em sua atividade e dê o melhor de si para alcançar seus objetivos. Por outro lado, em um escritório tradicional, a menos que você tenha funcionários dedicados a isso, o que é um custo extra, você terá que se preocupar com coisas como comprar café, pagar a conta de luz, etc.

Sinergias e acordos

Se um coworking se caracteriza e se diferencia por algo de um escritório tradicional, é por causa de seu ecossistema. Os espaços compartilhados são núcleos de inspiração, inovação, talento e contatos. 

Trabalhar cercado por outros profissionais de diferentes áreas não só o ajudará a se manter atualizado com o que está acontecendo em outros mercados, mas também oferece a possibilidade de construir sinergias e até mesmo atrair novos clientes. 

Conte com a GOWORK!

Se você já considerou todas as diferenças entre espaço de coworking vs escritório próprio, e decidiu que o coworking é a melhor opção para você e sua empresa, conheça os planos da GOWORK!