As reclamações são constantes entre os empresários do ramo de serviços que os impactos da crise estão fazendo com que as empresas tenham uma grande redução de sua rentabilidade, o que faz com que para muitos a única perspectiva observada é fechar as portas, contudo, para outro grupo bastante expressivo, em vez de reclamar com a situação, se busca a readequação, principalmente dos custos e para isso nada melhor do que o uso de escritórios virtuais.

escritórios virtuais

O que são escritórios virtuais

Esse modelo de trabalho é muito recente e se adequa perfeitamente para profissionais liberais, consultores, empreendedores e empresas. Os escritórios virtuais são espaços compartilhados nos quais as pessoas podem encontrar uma estrutura diferenciada para funcionar, que inclui como serviços o atendimento telefônico personalizado, transferência de ligações, gerenciamento de recados, gerenciamento de correspondências e utilização de um endereço comercial e endereço fiscal.

Além disso existem estações de trabalho para atuação e a possibilidade de locação de salas de reunião, locação de salas de treinamento e salas privativas, para serem usados nos momentos em que o usuário o solicite. Isso tudo com custos assustadoramente mais baixo do que se a empresa buscasse um local só dela.

Outro grande benefício é a possibilidade de mobilidade profissional, sendo que atualmente se torna necessário para empresários e colaboradores trabalharem em outros lugares usando meios tecnológicos como celular e internet. Contratando um escritório virtual, ele para de se preocupar com o atendimento telefônico profissional, eliminando assim, praticamente o gasto de uma secretária.

A ideia é uma evolução natural do modelo de homework, pois esse apresentava problemas como necessidade de grande disciplina e dificuldade de atendimento presencial aos clientes. Contudo, um dos benefícios mais relevantes é a possibilidade de trabalhar sem que se tenha a preocupação constante com a administração e manutenção de um espaço.

Enfim, os escritórios virtuais, ou coworking, como também são conhecidos, são opções muito interessantes que devem ser levadas em conta antes de uma empresa pensar em fechar as portas, a redução do custo com certeza proporcionará um novo fôlego aos negócios, garantindo que se possa projetar melhoras em médio e curto prazo.