As paralisações causadas pela pandemia mostraram que muitos funcionários podem ser tão produtivos trabalhando em casa quanto no escritório. Não à toa, tanto as organizações quanto os trabalhadores descobriram vários benefícios do home office. Como resultado, agora que as empresas podem trazer os funcionários de volta ao escritório, a questão é se devemos voltar ao antigo modelo de trabalho presencial ou continuar a aproveitar as vantagens de um modelo de trabalho híbrido.

O que é o modelo de trabalho híbrido?

A pandemia fez com que as organizações enfrentassem várias mudanças para sobreviver e se adaptar a esse novo normal. Durante a quarentena e as medidas de restrição implementadas por conta da COVID-19, por exemplo, muitas pessoas passaram a trabalhar remotamente. Isso porque a estratégia mais implementada como medida de proteção contra o vírus foi justamente a transição do presencial para o home office. 

Embora tenha sido uma transição bastante difícil para diversas empresas, a verdade é que muitas delas não só conseguiram se adaptar, mas também saíram desse desafio fortalecidas. Isso fez com que muitos empresários reconsiderassem seus modelos de trabalho.

Agora, há uma nova tendência desde que as medidas de restrição foram dando lugar para a vacina, em que as empresas buscam implantar um modelo de trabalho híbrido que combine o presencial e o virtual. Ou seja, dependendo da flexibilidade da organização, esse modelo de trabalho dá para as pessoas a oportunidade de trabalhar alguns dias na empresa e outros em casa.

E quais são as vantagens de cada modelo de trabalho?

O modelo de trabalho presencial favorece a socialização dos funcionários, que podem sentir um vínculo maior com a empresa e, consequentemente, ficando mais comprometidos com ela. Além disso, estimula a inovação, a criatividade e o crescimento profissional por meio do trabalho em equipe.

Vale ressaltar, ainda, que a modalidade presencial também facilita a manutenção e a disseminação da identidade organizacional e dos valores culturais da empresa. Todas essas características acabam contribuindo com os resultados do negócio e, em última análise, na sua capacidade de competir no mercado.

modelo de trabalho

Por outro lado, trabalhar remotamente também oferece diversos benefícios. Por exemplo, melhora o equilíbrio entre a vida familiar e profissional, promove a digitalização das atividades empresariais, reduz os custos operacionais, etc. E não menos importante, em tempos de pandemia, tem permitido garantir a perenidade de muitos negócios, preservando a saúde das pessoas. 

Já o modelo de trabalho híbrido permite tirar partido do melhor desses dois mundos e pode ser o cenário ideal para algumas empresas. Afinal, alia a autonomia do trabalho à distância com a sociabilidade do escritório. Além disso, por depender menos da localização geográfica dos candidatos, as empresas terão acesso a mais talentos no momento da contratação.

Independentemente da sua escolha, conte com a GOWORK!

A pandemia trouxe consigo uma adaptação global e a implementação de novas práticas, questões e ideias que afetaram de uma forma ou de outra a maneira como fazemos as coisas em geral, e o local de trabalho, é claro, não está alheio a essa mudança. 

Para decidir entre um modelo de trabalho presencial ou o modelo de trabalho híbrido, no entanto, é importante alinhar as expectativas e objetivos de cada negócio. Mas, independentemente da escolha, o escritório em um espaço de coworking pode ser ideal para a sua empresa. 

Com localizações estratégicas, salas comerciais e privativas, escritórios compartilhados e virtuais, entre outras soluções, conheça a GOWORK e experiencie o crescimento da sua empresa dentro de um coworking!