A locação de uma sala comercial é um processo bastante complexo para as empresas, dependendo de várias decisões estratégicas do negócio. Mas quais os principais pontos a serem definidos nesse processo? Todo mundo leva como principal questão o preço, esquecendo que esse é um fator que só deve ser pensado em um segundo momento. Veja pontos que devem ser pensados previamente:

1- Planejamento estratégico de um negócio

É preciso saber para onde se quer ir para definir o caminho a ser tomado. Assim, para definir qual o melhor local, é necessário entender o que é o seu negócio e tudo o que o cerca, que são seus clientes e onde eles se encontram. Qual a previsão de crescimento de médio, curto e longo prazo e qual a estrutura necessária.

2 – Qual o budget pré-definido

Para iniciar um negócio é preciso que se defina quais os limites de gastos e para onde esse será direcionado. Dessa divisão é preciso definir quanto será definido para a locação da sala comercial. Esse valor não poderá ser desrespeitado, pois disso dependerá o equilíbrio financeiro do negócio.

3- Leve em conta outros gastos

No item anterior deverá ser considerado a existência de gastos adicionais que acompanharão todo o período de locação do imóvel. Muitos administradores não levam em conta nessa hora valores básicos como o valor do condomínio a ser pago, que pode em alguns casos representar até metade do aluguel. Além disso, considere gastos com instalações elétricas, hídricas, recepção e limpeza.

4- Pesquise a região

O local de trabalho é onde se passará boa parte do seu dia, assim, é imprescindível uma análise aprofundada da região, observando fatos como segurança, existência de locais de alimentação, qual é o fluxo de pessoas, dentre outros. Não leve em consideração apenas o preço e o tamanho do lugar.

5- Acessibilidade é importante

Como se dá o acesso à sala comercial? É fundamental que se entenda com antecedência como chegarão ao local os colaboradores e clientes. Um primeiro ponto a ser diagnosticado é saber se há estacionamentos no estabelecimento. Outro ponto é se existe facilidade de transporte público.

6- O risco dos contratos

Muitos problemas em contratos de locação de imóveis poderiam ser evitados com uma simples leitura aprofundada dos contratos. Contudo, é importante tratar o tema de forma profissional e o auxílio de especialistas ou advogados com os contratos pode ser interessante nesse caso. Evite documentos com excessivas multas de rescisão e avalie mais de uma vez os prazos estendidos.

Dando atenção a esses seis pontos, você diminui consideravelmente os riscos envolvidos na locação de uma sala comercial.