CONFIRA DICAS DE IMPORTANTES EMPREENDEDORES

Linda Rottenberg, Jim McKelvey e Abílio Diniz dão dicas de empreendedorismo

Empreender sempre foi algo desejável, afinal é difícil imaginar alguém que não queira ser dono do seu próprio negocio.  Recentemente, com o boom do mercado tecnológico ficou mais fácil tanto abrir sua empresa como ter sucesso. Como consequência, nos últimos 10 anos cultura do empreendedorismo ganhou muita força.
Coworking-Gowork-16-12-15-Blog-Empreendedorismo-DicasExemplos dessas pessoas, que tem sucesso no mercado, estão cada vez mais frequentes. Jim McKelvey é fundador de 6 empresas, sendo que 5 delas são exemplos de sucesso. A principal é a Square, startup de meios de pagamentos móveis, avaliada em US$ 5 bilhões.

Uma mulher exemplo do empreendedorismo é a Linda Rottenberg, fundadora da Endeavor, empresa que visa a continuidade de projetos empreendedores com grande potencial. Ela tem frases de curiosas, por exemplo, acha um elogio ser chamada de “louca”, Linda acredita que os loucos pensam longe e por isso gosta do elogio.

Um brasileiro ícone do empreendedorismo é Abílio Diniz. Ele procura ajudar pessoas, principalmente jovens e empreendedores, que aspiram abrir ou melhorar a gestão do próprio negócio. Confira dicas desses especialistas no assunto:

 Não procure ideias ou oportunidade, busque resolver problemas.

McKelvey não teve a ideia de criar a Square. Ele quis resolver problemas. Tanto de uma senhora que só tinha um cartão de crédito que não era aceito quanto de um amigo artista que dormiu por anos em seu carro por não conseguir comprovar que tem crédito.

Aprimoramento contínuo

O empreendedor da Square e de outras famosas marcas acredita que mais importante que lançar um produto impecável no mercado é entender o que dizem e aprimora-lo. É importante entender qual foi a reação ao entorno do produto.

Comece a fazer

Planejar é bom, mas é mais importante começar a fazer. Linda acredita que o importante é ter certo o problema que será resolvido. Muitas empresas começaram com empreendedores que não tinham grandes investimentos.

 Crises são oportunidades

A fundadora da Endeavor considera que época de economia em baixa é o melhor momento para contratar profissionais talentosos. A importância de ter funcionários competentes e resolver problemas (com novos produtos) é imensa, tanto que ela ressalva que muitas das maiores empresas do mundo começaram em tempos de crise.

Controlar o estresse

Abílio Diniz sabe que não é possível pedir para que não se estresse. É natural se irritar com as coisas do dia-dia, porém o fundamental é controlar e administrar essa sensação. O empresário afirma “O grande estresse está sempre dentro de nós mesmos. Somos nós que nos impomos o estresse. Somos nós que nos impomos metas que não podemos alcançar. Somos nós que atribuímos frustrações que não precisaríamos passar.

Três fases de um projeto

O diagnóstico, o planejamento e a ação. Saber o que pretende ser feito é tão essencial quanto aonde quer chegar. Com isso claro, está na hora de planejar o projeto. E por fim agir para embarcar no mundo empreendedor!