EMPRESA INGLESA, ZOPA, PROPORCIONA OPORTUNIDADE SEGURA DE EMPRÉSTIMOS ENTRE PESSOAS. Nome da Startup é uma sigla em inglês que significa zona de acordo possível. Coworking-Gowork-SP-Torrente-Bancário A startup inglesa Zopa é mais uma a inovar criando uma alternativa que ajuda milhares de pessoas. Criado em 2005, o site que se assemelha a um “torrent bancário” proporciona um esquema de empréstimos e mini empréstimos entre pessoas. Isso tudo ocorre sem o intermédio de um banco. Um dos indicativos do crescimento da empresa pode ser notado quando vemos que entre janeiro e abril, de 2009, o site emprestou três vezes mais que o mesmo período do ano anterior. Por trabalhar com taxas menores, ficou fácil a percepção que deu certo unir quem precisa de dinheiro a outras que querem emprestar. Alguns comparam essa ferramenta ao Uber, considerando o site Zopa, o Uber dos bancos. 6 Técnicas Para Conquistar Novos Clientes Em Um Coworking.
Com mais 260 mil usuários, apenas no Reino Unido, essa nova forma de investir ou conseguir dinheiro obviamente proporciona vantagens para ambos os lados.
Quem precisa de dinheiro paga taxas muito mais baixas. Os bancos cobram de 11% a 12% de juros enquanto, pelo site, a taxa varia entre 6% e 7%. Entretanto não é fácil conseguir se registrar. A empresa analisa e classifica os usuários entre A*, A, B, C e Mercado Jovem. Os pré-requisitos para ser registrado no Zopa de modo a conseguir empréstimos são:  ter mais de 20 anos de idade, rendimento anual maior que 12 mil libras, histórico consciente de uso do cartão de crédito e não ter dividas nem participação em processos jurídicos. Uma etapa delicada na qual muitos são barrados. Mas por que investir no Zopa? O site proporciona uma forma de investimento mais rentável do que outras formas convencionais. Além disso, é atraente investir dentro desta plataforma, uma vez que, a quantia é dividida na hora que o dinheiro é repassado. Por exemplo, dos R$ 5.000 que foram destinados a alguém há dez pessoas emprestando R$ 500,00. Desta forma, o risco é bem menor como mostra a taxa de inadimplência que é menor que 1%. Isso tem ajudado muitos aposentados ou pessoas de idade mais avançada! Em 10 anos de funcionamento, 57% dos recursos emprestado por intermédio do Zopa vieram de pessoas acima dos 55 anos de idade. Por ser mais rentável que a poupança, essa alternativa se torna atraente para pessoas com esse perfil. Não só o aniversário de 10 anos, que é motivo para o Zopa comemorar. No mês passado, em agosto, o site atingiu a marca de 1 bilhão de libras emprestadas. Mas, ainda melhor é a previsão do outro bilhão, que deve ser alcançado em apenas dois anos. Dificuldades para o Brasil Aqui no Brasil, há quem acredite que o serviço nunca estará disponível por ser entendido como agiotagem. Porém, emprestar dinheiro sem utilização de instituições bancárias não caracteriza crime. Mesmo embasada pela constituição, a empresa pode ter dificuldade devido aos conflitos gerados pelas leis e suas diversas interpretações. Com tudo isso, não há dúvidas de que se o serviço for oferecido no Brasil será um sucesso. Um fato que comprova isso é, por exemplo, a taxa que o Banco do Brasil cobra é acima de 25%, nada atraente perto de uma entre 6% e 7%, para o mesmo período de tempo.