Atualmente, uma grande tendência em espaços de trabalho é o coworking. Eles são importantes para os mais diversos profissionais que atuam de maneira autônoma e precisam de um local para trabalhar, além de empresas pequenas.

O que é coworking?

São espaços inovadores que reúnem profissionais individuais ou empresas pequenas em um mesmo local de trabalho. A diferença é que os usuários dividem o espaço comum, muito parecido com escritórios tradicionais, com diversos outros profissionais e pagam um custo de operação muito mais reduzido.

Vantagens do coworking

Muitas são as vantagens de utilizar esses ambientes compartilhados, indo desde a economia até a troca de experiências. A seguir, veja uma lista dos principais benefícios desse tipo inovador de instalação.

1- Economia de gastos

Optando pelo coworking é possível obter um custo-benefício muito favorável para o empreendedor individual ou microempresário.

Isso ocorre pois, usualmente, diversos benefícios são incluídos no valor da mensalidade do escritório compartilhado:

  • Telefone próprio;
  • Serviços de limpeza;
  • Internet;
  • Materiais de escritório;
  • Energia elétrica.

Se todos os esses fossem pagos separadamente, certamente o valor de operação seria muito maior.

2- Endereço comercial próprio

Muitos profissionais autônomos fazem home office, e, por isso, não dispõem de um endereço comercial de fato. Para receber clientes e realizar transações pessoalmente o ambiente de casa não é o ideal, pois não passa a imagem de profissionalismo que todo negócio deve ter.

Afinal, o espaço de coworking pode ser utilizado como endereço profissional do negócio, recebendo correspondências e recebendo pessoas, diminuindo o ar doméstico do empreendimento.

3- Pouca burocracia

Montar um escritório próprio demanda, além de dinheiro, um tempo enorme para organizar os processos burocráticos em questão.

Mas já o ambiente de coworking apresenta uma facilidade para o início dos trabalhos, bastando contratar o plano pretendido e levar o seu material pessoal. Com muito mais rapidez o profissional já está operante e produzindo, diminuindo o tempo que passaria resolvendo questões burocráticas.

4- Networking

Uma grande vantagem desse tipo de ambiente é a troca profissional que acontece no dia a dia do espaço. Por comportar profissionais de diversos setores e com diversos projetos diferentes, o coworking possibilita um constante aumento da rede de contatos, gerando possíveis novos negócios e parcerias. Quanto mais conexões, mais chances de ter novos parceiros no seu projeto.

5- Flexibilidade no aluguel

Em escritórios tradicionais, é muito comum o tempo de o contrato de aluguel ser de um ano ou até mais, tornando o negócio comprometido com aquele local por um tempo muito grande.

Em ambientes de coworking, os planos costumam ser bem mais razoáveis nesse sentido, podendo oferecer planos com vencimentos mensais.

6- Menos distrações que o home office

Trabalhar em casa oferece suas comodidades, mas são elas que muitas vezes atrapalham. O coworking aumenta a produtividade por manter afastadas distrações que estariam disponíveis no home-office, além de aumentar a motivação para o trabalho.

Portanto, o ambiente de trabalho é essencial para o sucesso de um negócio, e o coworking é uma ferramenta importante para profissionalizar um projeto e melhorar a produtividade do profissional. Esse tipo de espaço tem se tornando cada vez a opção para pequenos empresários que querem alavancar de vez o sucesso de sua empresa.