Coworking é alternativa ao home office

Um empreendedor ou profissional autônomo que inicia um novo projeto geralmente começa trabalhando de casa. A opção pelo chamado home office faz sentido à primeira vista. Trabalhar de casa é interessante em primeiro lugar pela economia. Você não vai pagar nada a mais para ter seu escritório. Além disso, pode trabalhar à vontade e com privacidade. Mas quem trabalha em home office logo percebe as desvantagens desse modelo. Uma delas ficou clara em um vídeo que viralizou na web, em que o professor Robert Kelly, que dava entrevista à rede BBC sobre a crise na Coreia do Norte teve seu home office “invadido” pelos dois filhos pequenos.  A situação levou a revista Exame a identificar os 5 erros que podem estar acabando com a produtividade do seu home office.

De fato manter a produtividade é um desafio constante para quem trabalha em home office. Mesmo quem não tem filhos que podem interromper seu trabalho por não compreender que, apesar de você estar em casa, não está disponível pra brincar no momento, sofre com as inúmeras distrações e interrupções que podem acontecer durante o dia simplesmente porque você está em casa. Por isso, empreendedores e profissionais autônomos que começaram a trabalhar em casa, mas perceberam a dificuldade de serem produtivos, têm buscado alternativas. E uma delas é o Coworking.

Coworking como alternativa ao home office

O Coworking é um novo modelo de trabalho e os espaços de Coworking têm se proliferado pelas principais cidades do mundo, atraindo empreendedores e profissionais dos mais diversos perfis e também empresas, principalmente as chamadas startups. Tanto profissionais quanto pequenas empresas buscam nos Coworkings espaços inspiradores para trabalhar em escritórios compartilhados com outras pessoas que também buscam um lugar para desenvolver ao máximo suas potencialidades.

Nos espaços de Coworking, diversas despesas com a infraestrutura do espaço (desde internet e móveis de escritório até limpeza e segurança) são compartilhadas, diminuindo os custos e fazendo com que alugar um espaço para trabalhar seja muito mais barato do que você imagina. Mas os Coworkings trazem muitas outras vantagens. Para não se alongar muito, vamos citar apenas a principal: o Networking. Compartilhando o espaço com outras pessoas, você pode trocar ideias e experiências, encontrar novos parceiros para o seu negócio e, porque não, fazer bons amigos.

Isso resolve outro problema comum do home office: a solidão e “desconexão” da vida social que podem atingir quem trabalha em casa. É sempre bom ver novos rostos e conhecer pessoas. Você pode estar pensando que interagir e “fazer a social” talvez atrapalhe sua concentração nas tarefas do trabalho e assim diminua a produtividade. Mas é o contrário. O estímulo das conversas e interação com outros profissionais motivados naqueles momentos de pausa no trabalho ajuda o cérebro a criar novas conexões e encontrar as respostas para os problemas.

Afinal, quando trocar o home office pelo coworking?

Você já viu que os Coworkings podem substituir com vantagens o home office, mas quando fazer essa transição? A primeira questão é financeira, mas fique tranquilo: ter uma estação de trabalho num Coworking pode sair muito mais barato do que você imagina! Por isso a dica é, quando você sentir que sua produtividade está caindo ou você está se sentindo desconectado trabalhando isolado em casa, entrar em contato (link para contato Gowork) para descobrir o valor de um Coworking e a partir daí verificar se o preço cabe no seu planejamento financeiro.

O importante é lembrar que num Coworking como o GoWork, que possui espaços inspiradores nas melhores localizações de São Paulo, como a Paulista, Itaim Bibi e Vila Olímpia, você não precisa se preocupar com a conta de luz e da internet, a limpeza do seu escritório, onde receber clientes e parceiros para uma reunião… Toda a infraestrutura, com móveis corporativos de design de última geração, internet cabeada ou Wi-Fi de alta velocidade, iluminação diferenciada, limpeza, segurança e aquele cafezinho à vontade, está incluída, e o melhor: com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana… Igual seu home office, mas muito melhor!