SEJA UM LÍDER EMPREENDEDOR

Mais importante que o seu cargo é a sua atitude

Desde pequeno você é uma pessoa proativa. Que põe a mão na massa e faz de tudo para alcançar seus objetivos. Na escola, não era o típico aluno estudioso, mas sempre quis que seus trabalhos e apresentações impressionassem os colegas. Se não dominava algum assunto com verdadeira propriedade, estudava noite e dia, obstinado a ser o melhor.

Aos poucos foi descobrindo o sabor do conhecimento e começou a fazer as coisas por conta própria. Uma hora estava escrevendo um blog, pouco depois tinha uma banda, bolava um projeto social, investia na bolsa ou qualquer outra coisa que estivesse conectada com seus interesses do momento. Primeiro seu lance era influenciar pessoas, depois percebeu que ganhar dinheiro também lhe gerava grande satisfação.

Coworking-Gowork-Liderança-Corpo

Entrou na faculdade e começou a conhecer pessoas diferentes, com opiniões e gostos dos mais variados. Aprendeu ainda mais sobre tudo aquilo que havia estudado por conta própria. Ganhou novas ferramentas intelectuais e elevou o nível do seu autodidatismo para um patamar realmente alto. Começou a estudar com mais profundidade e clareza, enquanto tinha suas primeiras experiências de trabalho.

Com tudo isso, uma voz continuava sussurrando no seu ouvido que você precisava de mais, mais, mais…Era hora de reunir todas experiências, acadêmicas, profissionais, pessoais, tudo.

A hora de empreender!

Finalmente você fazendo o que queira. Reuniu algumas poucas pessoas de confiança, que considerava tão capacitadas quanto promissoras e fundou sua própria Startup, o produto de anos de estudo e aprimoramento pessoal.

Como tudo que fez durante sua, ainda breve jornada, você não descansaria enquanto não alcançasse o êxito desejado. E as metas estipuladas foram as mais exigentes que você poderia imaginar, afinal, quando começa alguma coisa é pra valer, não é brincadeira não.

Apesar de toda empolgação, uma questão insistia em atrapalhar seu sono. Agora você não era mais um profissional qualquer. Por ser o fundador do empreendimento, seu posicionamento deveria ser o de um líder, desempenhando um papel de liderança diferente de todos os outros que já havia exercido. Você vendeu um sonho e algumas pessoas compraram! E agora, como ser o capitão desse barco que precisa chegar na ilha do sucesso?

Aprendendo a ser um bom líder

Aos poucos, é fundamental se dar conta de que liderança não é um cargo, mas sim uma postura que se deve assumir. Observar algumas pessoas e perceber que os bons líderes são aqueles que se posicionam sempre abertos para aprender e a favor dos direitos de seus companheiros de trabalho.

Outro fator imprescindível é assimilar aquilo que considera positivo e fazer bom proveito de toda a bagagem já adquirida. Se você deseja o sucesso da sua Startup, saiba que ele depende do empenho de todos que trabalham com você, e que para que haja real empenho nenhum funcionário pode estar infeliz.