Como um mal aluno chinês, recusado 10 vezes em Harvard, se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo?

Jack Ma é um dos empreendedores de maior sucesso da atualidade em todo o mundo. Com uma fortuna estimada em US$ 25 bilhões o chinês é um dos homens mais ricos do planeta e fundador e CEO do maior e-commerce existente, o Alibaba.

Com todo esse sucesso, você deve estar pensando que a história de vida deste carismático cidadão chinês segue aquele roteiro já manjado do jovem gênio que vai estudar em Stanford, MIT ou alguma instituição acadêmica de nível semelhante e que de lá acaba criando algo inovador que vem a mudar a vida de milhões de pessoas tornando-se um dos indivíduos mais influentes e bem-sucedidos de nossos tempos. Se você pensou assim, está completamente enganado, a história de Jack é muito mais empolgante do que a maioria das histórias dos empreendedores de sucesso que vemos por aí.

 

Jack Ma – Fundador e CEO do Alibaba

Trajetória Pessoal

Jack Ma nunca foi um exemplo de aluno. Nascido em Hangzhou, o chinês demorou 7 anos para completar o ensino fundamental. Ao saber que a escola onde estudava oferecia um ensino médio com duração de apenas 1 ano e meio, metade do tempo recomendado Jack tentou se mudar para estudar em outra cidade, mas não foi aceito em nenhum outro colégio. O atual bilionário também passou por experiências frustradas ao tentar ingressar 3 vezes em uma universidade chinesa e 10 vezes em Harvard, todas sem êxito.

Apesar de inúmeras rejeições Jack tornou-se bacharel em Inglês em 1988, pela Hangzhou Normal University. A paixão pela língua inglesa despertou cedo na vida do chinês. Desde pequeno, Jack ia de bicicleta à um hotel perto de onde morava para conversar com turistas e aprender a língua anglo-saxã. Foi em um desses “passeios” que Ma Yun se tornou Jack Ma, quando uma turista com quem conversava lhe disse que seu nome era muito difícil de se pronunciar e lhe sugeriu o apelido de Jack.

 

Carreira e conselhos para novos empreendedores

Jack fundou o Alibaba em 1999 como um site de vendas e entre B to B que conectava fabricantes chineses a compradores estrangeiros. Nos anos seguintes lançou o Aliexpress, atacado e varejo para pessoas físicas e empresas internacionais e o Taobao, que presta os mesmos serviços, mas dentro dos limites da China. Em 2014, a empresa realizou seu IPO o que a elevou ao patamar atual de uma das maiores empresas do mundo.

Recentemente Jack Ma veio para o Brasil para uma reunião com um grupo de acionistas globais da Internet e deu alguns conselhos para os novos empreendedores. Para o chinês não há como atingir o sucesso sem muito esforço, amor por aquilo que faz e muito pensamento.

De acordo com Jack, o que os empreendedores precisam não é aprender como fazer negócios, mas encontrar o modo de vida ideal para si mesmos. Empreender não é apenas gerenciar sua vida profissional como também a sua vida pessoal, portanto busque se tornar a melhor versão que pode ser de si mesmo, é o principal conselho que Jack Ma deu aos empreendedores em sua vinda ao Brasil.

Se existe alguma semelhança entre a trajetória de Jack e a de outros empreendedores de sucesso, é a perseverança com a qual estes indivíduos buscam os seus objetivos.  Outro exemplo de tenacidade foi citado em um dos outros textos de blog, “O Lobo de Wall Steet e sua alcateia” que descreve a história do empresário Jordan Belfort e sua jornada para o sucesso.