Aprenda a ser um empreendedor competente na gestão de pessoas

É notável que nos últimos anos, as práticas de liderança vêm assumindo um novo perfil, mais moderno e adaptado ao mercado dos tempos atuais.

Isso não vêm ocorrendo à toa. São muitos os acadêmicos e profissionais que têm se aprofundado nessa temática, buscando proporcionar ao mercado, novos padrões de gestão, mais sustentáveis e efetivos.

Muitos profissionais sonham em largar seus empregos para se tornarem donos de seus próprios negócios e poderem gerenciar seus empreendimentos da maneira com a qual julgam correta.

Porém, em muitos os casos, quando o fazem, acabam cometendo os mesmos erros que seus chefes cometiam e que, possivelmente, foram as razões que os fizeram largar seus antigos empregos.

Um ótimo caminho para evitar cair neste ciclo de repetição de erros é ler. Sim, leia bastante. Hoje, existem inúmeras publicações, escritas por pessoas extremamente competentes, que podem servir se base concreta para um líder, seja ela um novo empreendedor ou um experiente chefe que busca uma mudança de hábitos.

“A confiança nos outros (e a confiança deles em você) depende de quatro elementos: credibilidade, coerência, aceitação e compreensão.” – Joanna Barsh e Johanne Lavoie, em “Centered Leadership: Leading with Purpose, Clarity, and Impact”.

Como assumir um estilo de liderança colaborativo e eficaz?

Primeiramente, o novo líder deve abandonar a postura de mandão, do indivíduo controlador que se impõe através do medo e que só pensa em cumprir metas. Seja um líder que dá autonomia aos seus funcionários, confie neles apesar de eventuais erros que cometerem. Quando estes erros ocorrerem, adote a política do aprendizado e não da tolerância zero.

Outro hábito que o novo líder deve abandonar é o de sair andando pela empresa como alguém que sabe de tudo e que precisa se tornar visível. Compartilhe seus conhecimentos e dê espaço para que os demais funcionários também o façam. Observe e verá resultado.

Para ser um bom líder é fundamental investir nas pessoas. Acredite e valorize seus funcionários, contrate indivíduos que vão além do que é necessário e que compartilham da mesma cultura e ideias que a empresa possui. Estimule o desenvolvimento de ideias, fomente mudanças e inovações. Sua equipe irá trabalhar com mais felicidade e eficiência.

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Não se esqueça de dar importância à qualidade de vida. Seus funcionários precisam sempre estar bem alimentados e dispostos. Só assim poderão render tudo o que podem e proporcionar o melhor da empresa, como um todo.

Por fim, não seja pautado apenas por lucro. Todo negócio é conduzido por pessoas para pessoas, portanto invista na qualidade e na conquista de uma clientela fiel e satisfeita. Se o fizer, o lucro vire como consequência.