Definitivamente, a modernidade está moldando nossa forma de perceber o trabalho e agregando cada vez mais modalidades. Uma delas vem ganhando grande destaque nos últimos anos, fazendo com que a gente se questione como surgiu o primeiro coworking. Afinal, esse tipo de espaço de trabalho tem apresentado um crescimento exponencial, mas embora possa parecer uma moda muito jovem, trata-se de um conceito que não nasceu ontem.

Descubra como surgiu o primeiro coworking

A seguir, confira um pouco mais sobre a história e como surgiu o primeiro coworking:

Origem do termo coworking

Antes de falar sobre como surgiu o primeiro coworking, vale ressaltar que a origem desse termo remonta ao século XVII e, mais precisamente, ao ano de 1628, quando se fez referência ao trabalho colaborativo entre Deus e seus súditos. 

Hackerspaces

Alguns anos depois, em 1995, surgiu o antecessor do coworking, os hackerspaces. Um dos primeiros foi o C-Base, criado em Berlim por dezessete engenheiros de computação. Tratava-se de um espaço físico para reunir entusiastas da informática, onde poderiam se encontrar e trabalhar juntos. 

Assim, nas suas origens, era um espaço muito orientado para uma comunidade de mentalidade semelhante, com um interesse comum por computadores, tecnologia e trabalhar sob o mesmo teto. Ou seja, eles tinham a oportunidade de colaborar entre si e partilhar equipamentos e conhecimentos.

Início da materialização do conceito de coworking

Quatro anos depois, em 1999, o conceito de coworking já se materializava. O designer de videogames americano Bernie DeKoven usou pela primeira vez o termo que, para ele, significava “trabalhar juntos como iguais”. 

No entanto, isso não se referia ao conceito que temos hoje de coworking, mas sim fazia alusão à forma como se trabalha e não ao espaço em si. Isso porque ele estava procurando maneiras de trabalhar com foco na colaboração e quebra de hierarquias, tratando todos os trabalhadores como iguais.

De qualquer forma, essa continua a ser uma das bases do conceito de coworking e trabalho colaborativo como conhecemos hoje.

Primeiros espaços de coworking

Os primeiros espaços de coworking surgiram em Nova Iorque e em Viena, respectivamente nos anos de 1999 e 2002. No maior centro financeiro e comercial dos Estados Unidos, o 42 West 24 foi aberto por uma empresa de software para oferecer um ambiente de trabalho e a flexibilidade de aluguel de escritórios que conhecemos hoje. Apesar de tudo, essa iniciativa não enfatizou o aspecto comunitário, nem focou na realização de eventos ou networking.

Já Viena foi a cidade que viu nascer o Schraubenfabrik, considerado o primeiro espaço europeu de trabalho compartilhado. Essa foi uma iniciativa destinada principalmente a empreendedores, oferecendo um espaço onde eles podiam colaborar e trabalhar com outros perfis semelhantes, incluindo arquitetos, consultores de relações públicas, startups e freelancers. Esse espaço é claramente o precursor do que conhecemos hoje.

Surge uma nova tendência

Em 2005 é inaugurado oficialmente o primeiro espaço de coworking em São Francisco. No entanto, com o passar do tempo, outros espaços com espírito semelhante logo abriram não só nos EUA, mas também na França, Paris e muitos outros países.

Até que, em 2007, o coworking começou a ser considerado uma nova tendência  dentro do banco de dados do Google e demais buscadores da internet. Desde então, o volume de buscas por “coworking” e outros termos relacionados não parou de crescer.

Atualidade

Nos últimos anos, os espaços de coworking se espalharam por todos os continentes e mudaram a forma como milhares de pessoas trabalham, agregando valor ao dia a dia de muitos profissionais autônomos, empreendedores e empresas de pequeno, médio e grande porte. Só no Brasil já existem mais de 1.400 escritórios compartilhados conhecidos, de acordo com o Censo Coworking Brasil de 2019, e a tendência é que esse número aumente cada vez mais.

Conheça os planos da GOWORK!

Como deu para perceber, os espaços de coworking são aceleradores de oportunidades que se espalharam pelo mundo nos últimos anos e oferecem infinitas possibilidades. Se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato agora mesmo e conheça todos os planos oferecidos pela GOWORK! Temos opções de escritórios comerciais, salas privativas, mesas dedicadas e muito mais!