Você planeja montar um negócio do zero? Essa é uma ótima escolha, mas saiba que não existe uma fórmula para fazê-lo. Muitos são os fatores que influenciam na construção, crescimento e manutenção de uma empresa. Inclusive, todo esse processo costuma ser estressante, exigir toda a sua atenção e, às vezes, mesmo com a experiência, os resultados são incertos. Do lado positivo, também pode ser uma experiência profissional e pessoalmente gratificante. Por isso, se esse é o seu objetivo, continue a leitura!

Saiba como montar um negócio do zero

A incerteza de não saber como montar um negócio do zero às vezes pode ser o que nos impede de iniciar essa jornada. Como todas as coisas um pouco complexas na vida, parece complicado, mas se você reduzi-lo a uma série de pequenas decisões, verá como cada passo pode ser superado sem muitas dificuldades.

Por isso, se você quer abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar, não há estratégia melhor do que obter boas informações e estudar a situação. Portanto, aqui estão algumas dicas para você:

Avalie que tipo de atividade você gostaria de fazer

Para montar um negócio do zero, é importante, primeiro, ter uma ideia do empreendimento que quer abrir. O ideal é que seja algo que você goste, uma vez que o processo de criação e manutenção da empresa provavelmente consumirá uma grande parte do seu tempo e dinheiro.

Pense em ideias de negócios inovadores e lucrativos. Identificando, então, coisas de que as pessoas precisam e estão dispostas a pagar, mas que não são fornecidas em sua área ou que você pode fornecer melhor do que ninguém.

Se você ainda precisa decidir exatamente o que quer fazer com seu negócio, faça um brainstorm primeiro. Isso pode significar anotar algumas ideias no papel, conversar com amigos e familiares sobre as suas ambições e interesses ou simplesmente pesquisar ideias na internet.

Pesquise o mercado

Agora que você já tem uma ideia do tipo de empreendimento que quer começar, é necessário buscar informações e estudar previamente o mercado. Afinal, nem todos os mercados são iguais e, portanto, a forma como atuamos neles não pode ser a mesma.

Nesse sentido, você também deve fazer algumas pesquisas para ver quais tipos de empresas já existem e podem estar no mesmo nicho que você está considerando. Isso pode abrir seus olhos para concorrentes em potencial, ou mesmo para espaços onde o mercado está mais saturado do que o esperado.

Seja qual for a sua ideia, certifique-se de que é a mais única possível. Isso o ajudará a eliminar ou combater significativamente a concorrência, tornando seu negócio mais bem-sucedido e lucrativo.

Além disso, é importante analisar meticulosamente a evolução do mercado em que decidiu empreender. Com o estudo da tendência dele, você pode fazer uma estimativa de como será o seu negócio.

Faça um Plano de Negócios

O plano de negócios é um estudo completo que engloba aspectos comerciais e financeiros do seu projeto, como, por exemplo:

  • O custo da operação: isso irá delinear e ajudá-lo a determinar quanto dinheiro você precisa para fazer o produto ou oferecer o serviço, incluindo custos de produção e envio, impostos, salários, aluguel de espaço de trabalho, etc.
  • Os obstáculos: é essencial planejar com antecedência todos os problemas que possa enfrentar para administrar um negócio lucrativo;
  • Equipe: você deve determinar quem você vai incluir no projeto, bem como suas habilidades técnicas. Afinal, um dos propósitos de um plano de negócios é construir confiança, e os membros de sua equipe contribuem para isso tanto quanto o produto ou serviço que você está oferecendo.
montar um negocio

Obtenha financiamento

O plano de negócios determinará quanto investimento você deverá fazer e quanto dinheiro você precisará para cobrir as perdas mais do que certas nos primeiros meses. Então ou você já tem esse dinheiro ou, como a maioria dos empresários, você terá de obter um financiamento.

Existem várias fontes de financiamento, até mesmo as suas próprias poupanças. Mas, normalmente, a principal é um empréstimo. Assim, converse com o banco que você já tem conta e um relacionamento positivo. Pergunte sobre os tipos de empréstimos iniciais que eles oferecem e como podem beneficiar sua empresa. 

Pense na localização e conheça a GOWORK

Se falarmos sobre como montar um negócio do zero, teremos que encontrar um local para sua base de operações. Afinal, onde você vai localizar sua empresa é sempre importante. Muitos empreendedores iniciantes e startups preferem optar pelo aluguel de um espaço de coworking em vez de fazer um alto investimento em um imóvel.

Essa é uma boa opção, sobretudo porque você precisa considerar que terá que receber clientes ou fornecedores e, normalmente, o coworking possui áreas com diversas funcionalidades, incluindo salas de reuniões.

Por isso, entre em contato agora mesmo e conheça a GOWORK! Dessa forma, você contará com escritórios personalizados, que são projetados para acelerarem o crescimento da sua empresa, mesmo que ela seja nova no mercado. Aqui você reduz custos e cria oportunidades com networking após montar um negócio do zero.