Como empreender na advocacia? Dicas para advogados abrirem escritório

Empreendedorismo na advocacia

O advogado é o profissional liberal por excelência. E o que o profissional liberal? Por definição, é um profissional que trabalha por conta própria. Nos últimos anos, tem ganhado força a figura do empreendedor, que é quase a mesma coisa. Quase…

Além dos advogados, médicos, dentistas, psicólogos e outras profissões se enquadram na categoria dos profissionais liberais. Mas, infelizmente, ainda falta à formação dessas categorias um foco maior no empreendedorismo, que faz muita falta quando um advogado deseja abrir seu próprio escritório.

Abrir seu próprio escritório de advocacia e se tornar um advogado empreendedor tem sido uma alternativa cada vez mais buscada por profissionais do Direito que querem ser seus próprios patrões e não apenas mais um em um grande escritório, no qual a ascensão profissional é lenta.

Mas afinal, como empreender na advocacia?

O advogado que abre seu próprio escritório vai precisar, além do amplo conhecimento nos códigos e jurisprudências, entender pelo menos um pouco de diversos temas: gestão financeira, gestão de pessoas, marketing, comunicação, tecnologia da informação e segurança de dados… E a lista pode continuar. Não vamos entrar em detalhes sobre cada uma delas, mas para começar, listaremos cinco pontos fundamentais para qualquer um que queira empreender, e que são especialmente importantes para os advogados empreendedores. Esses pontos são muito importantes para te manter motivado e focado no seu objetivo mesmo quando os problemas começarem a aparecer. E acredite: eles aparecerão.

Estes podem ser considerados os “cinco princípios do empreendedorismo” para a advocacia.

Vamos ver cada um deles?

Como aprender a solucionar problemas?

Todo empreendedor pode ser visto como alguém que soluciona problemas. Afinal, o empreendedor precisa de clientes para oferecer seu serviço, e esse serviço, seja qual for, pode ser visto como a solução para um problema. O advogado também pode ser visto como um “solucionador de problemas”. Não só isso, mas no dia a dia de empreendedor vão sempre surgir novos e inesperados problemas, e é preciso ser rápido para identificá-los e solucioná-los.

Após identificar o problema, é preciso analisá-lo e agir para solucioná-lo. E como se resolve um problema novo? Tendo boas ideias. Mas espera aí… Como ter boas ideias?? O Design Thinking tem se consagrado como uma metodologia eficaz de “problem solving” (resolução de problemas), usando métodos trazidos do design. Esse vídeo divertido que mostra “de onde vêm as boas ideias” é uma boa introdução a esse modo de pensar.

 

Como aprender a gestão de pessoas?

Boa parte desses problemas que surgem na operação de um empreendimento se relaciona à gestão de pessoas. Provavelmente você começará seu escritório sozinho, talvez com um sócio. Mas, conforme os clientes e casos entrarem será preciso contratar um assistente, um estagiário… E o relacionamento entre as pessoas nunca é fácil. Uma má gestão de pessoas pode causar graves danos a uma organização, e a responsabilidade por isso é da liderança, ou seja, de você.

Esse vídeo do consultor Ricardo Piovan aborda os principais pontos da boa gestão de pessoas que todo líder deve saber. Confira!

Como identificar boas oportunidades?

Um dos traços definidores de um empreendedor de sucesso é a capacidade de identificar uma oportunidade e rapidamente “pegá-la de jeito”. Desenvolver essa capacidade não é fácil. Muita gente tem dificuldade não apenas de perceber a oportunidade quando ela aparece, mas de se sentir preparado para encará-la na hora em que surge.

As oportunidades podem vir na forma de um nicho de mercado em crescimento, de alguma inovação tecnológica que pode fazer a diferença no seu ramo de atuação, parcerias com quem tem a agregar no seu negócio… O Abílio Diniz tem longa experiência nesse quesito, e compartilha nesse vídeo sua visão sobre a identificação de oportunidades.

Como priorizar o que realmente importa?

Querer “abraçar o mundo” é receita certa para o fracasso. O sucesso depende de focar no que realmente vai fazer a diferença, e saber definir com precisão as prioridades. A primeira coisa que você deve fazer ao chegar no escritório na segunda de manhã é definir todas as atividades da semana e elencá-las por ordem de prioridade.

Claro que as prioridades podem mudar ao longo da semana e é preciso ter uma certa flexibilidade, mas respeitar ao máximo prazos estabelecidos com clientes, parceiros e fornecedores deve ser prioridade máxima.

Como criar minha identidade profissional?

Você abriu seu próprio escritório porque queria que ele tivesse a sua cara. Isso significa que os clientes serão atraídos porque se identificam com essa “cara” e com você. Não tenha medo de deixar clara a sua visão para o negócio, e assim atrairá os clientes certos, que você terá prazer em atender, serão fiéis, te indicarão para os amigos e parentes e te trarão um ótimo retorno. A identidade profissional inclui ter a sua “marca” (no cartão de visita, no site do escritório e até na decoração do seu espaço de trabalho), sua linguagem, forma de se relacionar… Enfim, tudo que mostre a que você veio.

Essa aula da Trampos Academy dá um panorama bem completo do que consiste e como construir uma identidade profissional impecável.

Agora você já tem uma bela noção do que é preciso para emprender no campo da advocacia! Continue pesquisando e aprendendo, pois o empreendedorismo é um tema inesgotável, e em constante mudança.

Se você está buscando um local para abrir seu escritório, mas está com o orçamento apertado e não quer se preocupar com os gastos extras e dor de cabeça com a manutenção do espaço, limpeza, segurança, contas, etc., que tal escolher um espaço de Coworking? Muitos advogados já estão adotando o sistema de Coworking pela praticidade e redução de custos, permitindo focar no serviço que você vai oferecer.

A Gowork é a maior rede de coworkings do Brasil e possui espaços desenvolvidos para você focar no seu trabalho e obter alta produtividade e excelentes resultados. Temos espaços abertos com estações de trabalho fixas e salas privativas para equipes de até oito pessoas, além de soluções customizadas para equipes de até 100 pessoas. Tudo com a melhor infraestrutura, design moderno e inspirador, ferramentas de networking para você encontrar potenciais parceiros e clientes dentro de nossa rede, funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Até o café é a vontade! Tudo isso pagando apenas um boleto por mês, com tudo incluso. Entre em contato com nossos consultores e saiba mais.

 

Compartilhe esse conteúdo:

Pontos importantes

Conteúdo por data

Receba nossas
novidades e conteúdo

GOWORKCOWORKING

SIGA NO INSTAGRAM

A gente trabalha na GOWORK e é claro que fazemos daqui a maior rede de coworking brasileira​#VaiLáeFaz #GOWORK #orgulhodeserbrasileiro
Meio da semana e o time já está assim 🤣🤣🤣​#GOWORK #GOWORK #VaiLáeFaz
Você viu no jornal? 📰​Nosso CEO Fernando Bottura foi destaque no jornal O Globo do último domingo (24/03). Na entrevista foram abordados temas como o back-to-office, o futuro dos escritórios e sobre nosso produto corporativo a @gocorporate.br​Quer ler a matéria na íntegra? Acesse nosso link da Bio!​#VaiLáeFaz #GOWORK​
Estamos fechando o mês das mulheres com chave de ouro, um compilado das diversas ações que realizamos em homenagem a elas que fazem da GOWORK uma empresa que #VaiLáeFaz​ 🥰#GOWORK #mesdasmulheres
A GOWORK na mídia 📸​Na edição do último domingo (24/03) do @jornaloglobo saiu uma reportagem com o nosso CEO Fernando Bottura sobre o movimento back to office e como a GOWORK faz parte desse movimento. ​Vai lá conferir, o link está na nossa Bio! ​#VaiLáeFaz #GOWORK
No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, reforçamos nosso compromisso com a diversidade e a inclusão.​​Na GOWORK, acreditamos que um ambiente de trabalho plural, onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas, é fundamental para o crescimento coletivo.​Aqui, celebramos e apoiamos o empreendedorismo diverso, enriquecido por ideias e pessoas de todas as origens. ​Juntos, construímos não só um futuro mais justo, mas também mais inovador e próspero. ​#GOWORK #Inclusão #EmpreendedorismoParaTodos #VaiLáeFaz​

Segunda à sexta das 8 às 18 hs (exceto feriados)

"*" indica campos obrigatórios

Ao clicar no botão "Me Ligue...", você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá! Preencha os campos abaixo para enviar seu email

"*" indica campos obrigatórios

Ao clicar no botão "GO", você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Fale com um especialista: