CONTRA A ESCASSEZ DE ÁGUA, O APP “TÁ FALTANDO ÁGUA” DITA RUMO DAS DISCUSSÕES

Iniciativa da Aliança Pela Água vai ajudar até os responsáveis pelo gerenciamento do recurso hídrico

O aplicativo, Tá Faltando Água, recebeu 3 mil acessos em 5 dias. Lançado no dia 10 de setembro, a ideia é mapear a falta de água na cidade de São Paulo. A ideia do aplicativo é do grupo Aliança Pela Água, formado por ONGs, movimentos sociais e especialistas. Lançado para ser referência na discussão sobre água, a ferramenta tem duas versões: uma para ser acessado pelo computador e outra para smartphones tanto Android quanto iOS.

TáFaltandoÁgua

O aplicativo é para o usuário avisar regiões que sofram com a falta de água e por meio de um localizador de GPS, semelhante ao Waze, ele consegue fazer o mapeamento da cidade. Os resultados serão sistematizados e divulgados no site Sala de Crise, pertencente à Aliança Pela Água, em forma de relatório e base de dados aberta para análises. Até o Ministério Público acompanhou de perto a iniciativa admitindo que usará os dados para enviar aos órgãos responsáveis.

O aplicativo é um efetivo canal de reclamações das pessoas. Nos 5 dias de funcionamento, o aplicativo recebeu o mesmo número de queixas que a Sabesp recebe no mês. Com uma causa construtiva, ele consegue saber, em tempo real, os locais em que a falta de água é mais constante, mais duradoura, entre outras informações.

Por ser liderado pela Aliança Pela Água, a ideia é discutir a dimensão do problema, como lidar com as situações, mapear algumas soluções conjuntas e conscientizar sobre o uso deste recurso. Após concretizada a conexão entre órgãos responsáveis e a população da região metropolitana, a ideia é ampliar a atuação para outras áreas, visto que não é um problema exclusivamente da cidade de São Paulo.