Ambiente de trabalho ideal é determinado pelo modelo de negócio da marca

O objetivo de negócio e a essência da marca são elementos fundamentais na determinação de um local de trabalho ideal.

Em outras palavras, avaliando os objetivos da marca e o seu modelo de negócio, é possível definir o ambiente de trabalho perfeito para a execução de suas atividades.

Não entendeu? Então, continue lendo este texto e visualize melhor essa relação!

O modelo de negócio e o ambiente de trabalho ideal

A depender do modelo de negócio que possua ou pretenda trabalhar, você precisará pensar, também, no formato de local ideal para a execução das atividades.

Pensar no ambiente de trabalho ideal não é uma tarefa tão simples assim, ou seja, não se resume apenas ao processo de: olhou, gostou, alugou ou comprou. É bem mais do que isso, caso deseje transmitir a essência de seu negócio.

Transmitir o espírito de seu negócio vai bem mais além do que, simplesmente, colocar os produtos ou serviços à venda nas prateleiras, convém ressaltar. Está nos pequenos detalhes.

Para definir o ambiente de trabalho perfeito, é preciso considerar os seguintes elementos, entre outros:

Objetivos do negócio

Qual imagem deseja transmitir ao seu público consumidor? De uma empresa moderna ou conservadora? Fazer-se tais questionamentos é fundamental para se pensar em um local que traduza os objetivos da marca.

Veja que o produto ou serviço com que trabalha irá, de certo modo, auxiliar nessa decisão. Por exemplo, caso se trate de um produto tecnológico, investir em um local moderno é essencial.

Já imaginou, por exemplo, trabalhar oferecendo consultorias na área de gestão a empresas tecnológicas em um local engessado?

O ambiente de trabalho é também um elemento de diferenciação e de competitividade.

Layout de trabalho

O formato de trabalho, ou seja, a forma com que uma empresa desenvolve seus trabalhos é, também, fundamental na construção do ambiente de trabalho ideal.

Nesse momento, é preciso avaliar se as operações da empresa são feitas de forma colaborativa ou isolada.

Algumas organizações possuem uma forma de trabalho colaborativa, em que há uma intensa comunicação e interação entre funcionários. O tipo de atividade desempenhada influência nisso.

Já outras, como, por exemplo, os serviços jurídicos, exigem menor colaboração, talvez pelo fato de que solicita que o profissional passe um maior tempo realizando pesquisas e redigindo petições. Atividade que é um pouco mais isolada.

Hoje a Gowork possuem planos que permite personalizar o layout de trabalho conforme a necessidade da sua empresa.

Exemplo de ambientes de trabalho idealizado pela marca

Talvez o exemplo mais conhecido que tenhamos que reflete muito bem a essência deste texto é a empresa Google.

Como todos sabemos, tal instituição trabalha com produtos e serviços tecnológicos de ponta, que estão na mão da maioria das pessoas, sobretudo dos mais jovens.

Sabendo disso, a empresa investiu em escritórios que transmitem esses valores.

São espaços jovens, que promovem não só o bem-estar de seus colaboradores, mas, sobretudo, estimulam a criatividade, elemento que é fundamental para quem trabalha com tecnologia, inovação e empreendedorismo. Observou como tudo está devidamente alinhado?

No escritório do Google no Brasil, é possível encontrar espaços de lazer com tecnologias que refletem a essência da marca e locais para trocas de saberes e conhecimentos.

Além de espaços com elementos que empoderam a criatividade e estimulam o engajamento e a produtividade. Lá, tem-se uma intensa rede de colaboração.

Como vimos, os objetivos do negócio, o produto com o qual se trabalha, bem como o formato de operação, são fundamentais para definir o tipo de ambiente de trabalho ideal.

Considerar tudo isso no momento em que estiver construindo o local de trabalho de sua empresa, pode torná-la mais produtiva e fazer com que ela passe a imagem que deseja para os seus diversos públicos.

A Gowork sabendo disso criou um prédio inteiro pensando no ambiente de trabalho para atender empreendedores, pequenas, médias e grandes empresas em seu mais novo espaço Campus Itaim Gowork.