Custo de aluguel em São Paulo vira empecilho para instalação de startups

CUSTO DE ALUGUEL EM SÃO PAULO VIRA EMPECILHO PARA INSTALAÇÃO DE STARTUPS

Por conta de alugueis altos, novos empreendedores buscam por alternativas para instalar seus negócios na cidade

Encontrar imóveis com boa localização e de preço acessível tem sido um dos principais desafios para o novo empreendedor.

Custo de aluguel em São Paulo vira empecilho para instalação de startups

Apesar da crise econômica brasileira ter refletido também no setor imobiliário, os preços dos imóveis nos principais centros comerciais de São Paulo ainda continuam altos.

Na região da Av. Faria Lima, por exemplo, um escritório de 100m2 pode ter um aluguel de até 11 mil reais mensais, se tornando o lugar mais caro da cidade para instalar um negócio.

Já na região da Av. Paulista, o maior cetro comercial da capital, mesmo com o declínio constante do preço dos imóveis, ainda assim é difícil achar um escritório de 150m2  por menos de 10 mil reais por mês.


Centro Antigo

Uma saída para a instalação de uma startup a baixo custo é a migração para o centro histórico da cidade, como, por exemplo, o bairro da República.

O aluguel de um espaço de 100m2 na região pode custar no máximo 3 mil reais mensais, sendo o lugar de melhor custo benefício para investir em um escritório em São Paulo.

Coworking

Porém, a melhor solução para fugir desses alugueis altos é aderir a escritórios compartilhados: conhecidos como coworking.

Ao dividir espaços de trabalho com outras empresas, os custos também são repartidos entre locatários, podendo baixar drasticamente o preço dos imóveis.