Abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas, porém é algo que requer tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que traz alguns riscos. Por isso, é importante que haja uma ideia e um planejamento sólidos, levando sempre em consideração que um grande negócio é justamente aquele que não exige muito capital. Neste contexto, é interessante conhecer ideias de startup de baixo custo, ou seja, que requerem muito menos investimento. 

Sonha em abrir seu próprio negócio, mas com pouco capital? Confira 7 ideias de startup de baixo custo

Começar um negócio tradicional pode ser caro e é preciso dinheiro para ganhar dinheiro. Afinal, várias despesas começam a se acumular logo no início, como aluguel, luz, água, internet, suprimentos, estoque, salários, publicidade, pesquisas, licenças, etc. No entanto, não é todo mundo que tem uma reserva financeira que pode ser utilizada ou algum investidor já interessado na sua empresa que ainda nem saiu do papel.

Felizmente, nem todo empreendimento exige uma enorme conta de poupança ou um empréstimo. Existem muitas ideias de startups de baixo custo que você pode começar com pouco ou nenhum dinheiro, e destacamos aquelas com maior potencial a seguir.

No entanto, é válido lembrar que isso não significa que será simples. Embora você não precise injetar uma grande quantidade de dinheiro adiantado, ainda precisará investir tempo e energia.

Startup de trabalho freelancer

Você pode oferecer os seus talentos para clientes como profissional autônomo e também servir como um meio para conectar empresas com outros freelancers. Isso não requer muitos custos iniciais. 

Assim como outras ideias de startup de baixo custo, dependendo do tipo de serviço que você prestar, você precisará de um computador e uma conexão com a internet, mas o resto é opcional.

Startup de consultoria de negócios

Se você tiver experiência em negócios, ofereça seus serviços como consultor, fornecendo informações e orientações para outras marcas. Essa é uma ideia inicial de baixo custo, porque você não precisa de nada para começar. 

No entanto, são necessários anos de experiência e know-how. Afinal, o seu valor como consultor vem do que você realizou ou aprendeu a fazer. 

Startup de marketing digital

Investir em marketing digital hoje em dia é algo primordial para as empresas. Contudo, nem sempre há uma pessoa interna experiente para planejar e gerenciar as estratégias. É aí que você entra. 

Uma startup de marketing digital pode oferecer serviços mais nichados, como marketing para redes sociais, ou abranger uma série de áreas, como planejamento estratégico, SEO, desenvolvimento web, entre outros.

Startup de marketing de afiliados

Entre as ideias de startup de baixo custo, também vale citar o marketing de afiliados. Essa é uma das formas mais simples de rentabilizar o tráfego porque não tem custos. Você não precisa investir na construção de um curso ou na venda de produtos, apenas vende o que já existe.

Startup de assistente virtual

Startup de assistente virtual

Os assistentes virtuais ajudam as empresas em tudo. Para isso, você realmente só precisa de acesso a um computador e conexão com a internet para começar. E você pode ganhar ainda mais se tiver habilidades específicas.

Startup de recrutamento

Muitas empresas precisam de ajuda para encontrar os candidatos certos para empregos específicos. Você pode fazer a maior parte disso online. E as empresas muitas vezes pagam um prêmio pelos serviços de recrutamento que podem ajudá-las a encontrar candidatos de alto nível.

Startup de dropshipping

Dropshipping é um modelo de atendimento em que um fornecedor terceirizado armazena e envia estoque aos clientes em seu nome. É uma das melhores ideias de startup de baixo custo para começar porque tem baixa sobrecarga e é escalonável. 

Você não precisa lidar com nenhum produto sozinho, só precisa fazer as vendas e repassar os pedidos ao seu fornecedor. No entanto, você ainda é responsável por seu próprio marketing e atendimento ao cliente.

Experiencie o crescimento da sua startup dentro de um coworking com a GOWORK!

As ideias de startup de baixo custo mencionadas acima ajudam você a ganhar dinheiro desde o início e eliminam algumas despesas caras. Assim, você pode economizar e investir no que realmente importa. Neste contexto, vale ressaltar o quanto pode ser interessante alugar um escritório em um espaço de coworking para experienciar o crescimento do seu negócio. Dito isso, entre em contato agora mesmo e conheça os planos da GOWORK!