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Tire sua ideia do papel em cinco passos (com vídeos!)

Tire sua ideia do papel em cinco passos (com vídeos!)

Tire sua ideia do papel em cinco passos (com vídeos!)

Steve Jobs imaginou o computador pessoal, depois pensou no aparelho perfeito para ouvir música e no telefone celular que é um verdadeiro computador de bolso. Mark Zuckerberg imaginou um jeito de conectar as pessoas. Elon Musk visualizou um carro elétrico que não devia nada aos modelos à gasolina. Mas pra todas essas ideias geniais virarem produtos revolucionários que abalaram o mercado e transformaram milhões de consumidores em verdadeiros fãs, foi preciso muito trabalho de planejamento e desenvolvimento até o lançamento e a consagração.

Muita gente tem boas ideias mas patina na hora de botá-las em prática. Mas em apenas cinco passos, com foco e dedicação, uma ideia sai da sua cabeça e chega ao produto final, pronto pra ser vendido. Confira esses cinco passos, com vídeos que explicam melhor cada etapa do desenvolvimento de um produto, com conceitos inovadores como o design thinking, que ajudam a tirar uma ideia do papel e transformá-la em realidade.

Vamos lá?

Primeiro Passo: Qual problema você quer resolver?

Ok, você teve uma ideia genial. Mas agora pense: qual problema essa ideia vai resolver? Afinal, todo produto no mercado é solução para algum problema real dos usuários. Para identificar um problema e as melhores formas de solucioná-las, o design thinking é uma abordagem com eficácia comprovada. Entenda um pouco mais sobre o design thinking nesse vídeo do TEDx Sorocaba com o design thinker Ricardo Ruffo.

Segundo Passo: Quais são seus concorrentes e potenciais parceiros?

Você já sabe qual problema sua ideia vai resolver, e isso leva a outra coisa muito importante, descobrir seu público, ou seja, as pessoas que têm esse problema que será resolvido pelo seu produto. Em seguida, precisa descobrir: tem mais gente no mercado atendendo a esse público, tentando resolver o problema dele? Caso negativo, boa notícia, você pode ser um pioneiro no mercado! Se tiver concorrentes, tudo bem. É só ver os pontos fracos deles e tentar superá-los no desenvolvimento do seu produto. Ao fazer esse mapeamento de mercado, você também deve identificar e entrar contato com potenciais parceiros que podem ajudar a transformar sua ideia em realidade. Esse vídeo da NET Empresas dá uma boa introdução sobre como identificar seus concorrentes.

Terceiro Passo: Como vou testar meu produto pra ver se funciona mesmo?

Legal, agora você já tem a ideia, o problema que ele vai resolver, o público que vai atender, os concorrentes e parceiros. Agora é botar a mão na massa e “fazer acontecer”! Mas, antes de chegar no produto final, pode ter certeza que muita coisa vai acontecer. Por isso, é fundamental fazer um protótipo do seu produto e testá-lo exaustivamente antes do lançamento. Esse vídeo é bacana para ver como é possível fazer um protótipo mesmo sem ser um expert em programação.

 

Quarto Passo: Deu algum problema? Não desanime!

Você já tem o protótipo, também chamado de PVM (Produto Viável Mínimo). Agora é importante entender que dificilmente ele já será perfeito. Mesmo que funcione relativamente bem, sempre há o que melhorar. E nessa hora o feedback dos usuários que testaram o protótipo é fundamental. Esteja aberto a aceitar críticas e fazer alterações no que for necessário. Também é preciso manter a motivação e o foco, nada de desistir diante das dificuldades! Para se manter motivado nessa fase que nunca é fácil, o pessoal do Manual do Homem Moderno fez um vídeo muito bacana, confira!

Quinto passo: Chegou a hora! Como lançar meu produto?

Pronto, você já testou seu produto exaustivamente, fez todos os ajustes necessários, chegou o grande dia! É hora de lançar seu “filho” no mercado. Nesse momento é importante ter um bom plano de marketing e comunicação para o lançamento do produto impactar o público. Fazer um evento de lançamento é bacana, mas avalie os custos e veja se é mesmo o melhor caminho. Após o lançamento, não pense que seu trabalho acabou. Hoje em dia os produtos precisam ser sempre atualizados, e seguirem se adaptando às cada vez mais rápidas mudanças nas necessidades do mercado consumidor.

Para que o seu lançamento seja um sucesso, veja as dicas do especialista em lançamento de produtos japonês Koishi Fukuda, em entrevista a Erico Rocha.

Agora que você já sabe todas as etapas pra tirar uma ideia do papel e transformá-la num produto inovador, tá esperando o que? É hora de arregaçar essas mangas e trabalhar! O mundo está esperando pelo seu lançamento 😉

 

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