Home - FINAL

Home Office Funciona para Todas as Empresas?

No home office, o profissional exerce suas atividades remuneradas em casa ou em outro local de sua preferência. Neste modelo de trabalho não há necessidade de se locomover até um escritório.

A prática já era frequentemente adotada por profissionais autônomos e, nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum na rotina de muitas empresas. Mas, uma dúvida é muito frequente sobre o tema: Será que home office funciona para todas as empresas?

Quais os problemas gerados pelo home office?

É inegável que o home office tem suas vantagens. No entanto, quem trabalha em casa também enfrenta alguns desafios que podem inviabilizar a adoção desse modelo de trabalho.

Falta de motivação

A interação entre colegas de trabalho, que estão empenhados em um mesmo objetivo, certamente inspira e aumenta a motivação para trabalhar em prol da empresa. Mas, no home office, mesmo os profissionais de alto rendimento podem se sentir desmotivados ao trabalhar de forma remota e sem o contato diário com a equipe.

Baixa produtividade

A falta de motivação gera outro problema que pode ser muito comum entre quem trabalha no regime home office: a baixa produtividade. Isso porque no ambiente doméstico, onde muitas vezes o profissional não tem um local totalmente preparado para trabalhar em casa, a rotina fica desalinhada e o profissional acaba tendo que dividir a atenção com outros afazeres, resultando em falta de disciplina e foco para trabalhar.

Muitas distrações

Em muitos casos, o profissional adota o home office sem se preparar antes. E a falta de um ambiente apropriado para trabalhar em casa pode gerar muitas distrações. Isso inclui barulhos de vizinhos, crianças chorando e cachorros latindo, que interferem no trabalho a ser realizado.

Muitas distrações - Home Office

Poucas oportunidades de networking

O networking é responsável pela criação de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos profissionais. No home office, com o profissional trabalhando de forma “isolada”, são poucas as oportunidades de trocas e conversas inspiradoras.

Com suas vantagens e desvantagens, o home office é uma modalidade que veio para ficar. Para resolver os problemas gerados, o modelo de trabalho híbrido pode ser a solução.

Como funciona o modelo de trabalho híbrido?

Hoje em dia, as empresas estão mais flexíveis e muitas delas não exigem mais que seus funcionários sejam obrigados a trabalhar todos os dias em um escritório tradicional. Uma das formas de combinar as características do home office e do trabalho in loco convencional é o modelo de trabalho híbrido.

O modelo de trabalho híbrido é uma modalidade que mistura o formato presencial com o home office. Isso significa que o colaborador tem flexibilidade para trabalhar de casa em determinados dias.

E quando for necessário ou solicitado pela coordenação, o funcionário pode trabalhar no escritório da empresa. Sendo assim, é o modelo ideal para vários tipos de empresas e traz benefícios tanto para os funcionários quanto para os empregadores.

Quais as vantagens do trabalho híbrido em São Paulo?

Para muitos negócios, o trabalho híbrido em São Paulo é o modelo ideal porque une a flexibilidade do home office e a produtividade do trabalho presencial. A adoção do modelo de trabalho híbrido traz diversos benefícios para as empresas. Entre as inúmeras vantagens estão: custos reduzidos, menor rotatividade, maior comodidade e aumento de produtividade.

Custos reduzidos

Ao adotar o trabalho híbrido, as empresas não precisam comportar a equipe inteira no mesmo espaço e nos mesmos dias. Dessa forma, podem optar por espaços menores e, assim, diminuir os custos com manutenção, água, luz e vale transporte, por exemplo.

Menor rotatividade

O trabalho híbrido muitas vezes atende às demandas de funcionários que estavam insatisfeitos com o regime de trabalho convencional, reduzindo a rotatividade nas equipes.

Maior comodidade

Não ter que se deslocar todos os dias até a empresa, enfrentando trânsito e transporte público, certamente melhora a comodidade de todos que trabalham de forma híbrida.

Aumento da produtividade

Uma empresa que demonstra confiança nos colaboradores para adotar o regime híbrido gera funcionários mais motivados, o que resulta em maior produtividade.

E você sabia que a adoção do trabalho híbrido em São Paulo pode ser muito mais fácil?
Com a locação de um espaço próprio as empresas podem receber seus colaboradores em dias predeterminados.

Conheça o HomeFlex Office da GOWORK

O HomeFlex Office da GOWORK possibilita que as empresas trabalhem em um ambiente disruptivo, descontraído e criativo por até 3 vezes na semana em um dos maiores centros empresariais de SP.

Consulte nossa equipe e saiba mais sobre o plano.

Compartilhe esse conteúdo:

Pontos importantes

Conteúdo por data

Você também pode se interessar

Receba nossas
novidades e conteúdo

Blog

e onde você quiser!  >> Conheça nossa gerenciadora de escritórios turnkey <<

>> Conheça a Marca para Corporações Built to Suit de Interiores em São Paulo <<

As imagens são meramente ilustrativas podem não refletir os espaços, variações de: design e layout, medidas,  assim como, andares e disposições são cotidianas no modelo de negócio.

Segunda à sexta das 8 às 18 hs (exceto feriados)

"*" indica campos obrigatórios

Ao clicar no botão "Me Ligue...", você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá! Preencha os campos abaixo para enviar seu email

"*" indica campos obrigatórios

Ao clicar no botão "GO", você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp