Embora o trabalho remoto seja uma ferramenta que continuará ativa em muitas empresas, a verdade é que o retorno ao modelo presencial traz múltiplos benefícios em termos de desempenho dos colaboradores. Mas como retomar ao antigo normal? Bom, no artigo de hoje da GOWORK, você irá conferir algumas ideias para sair do home office e aumentar a produtividade dos seus funcionários!

Confira 4 ideias para sair do home office

Com a pandemia de COVID-19 e as restrições de trabalho, muitas empresas precisaram adotar um modelo de trabalho remoto. Com isso, algumas tiveram de vender ou encerrar seus contratos de aluguel do espaço físico, enquanto outras perceberam que o antigo escritório era muito pequeno para comportar um retorno presencial no momento, seguindo todas as medidas de segurança.

Independentemente de qual for o seu caso, se você chegou até aqui, é porque está buscando ideias para sair do home office. Então, sem mais delongas, a seguir, confira as algumas das suas opções:

  • Escritórios compartilhados e hot desks. São estações de trabalho utilizadas por profissionais de diferentes áreas, que aproveitam o mesmo espaço para dividir despesas, sem abrir mão das ótimas condições de trabalho, com internet de alta velocidade e em localizações estratégicas de São Paulo;
  • Salas privativas. São espaços totalmente atribuídos a uma única empresa ou equipe de trabalho. Conferem maior prestígio e privacidade no desempenho de suas tarefas diárias;
  • Salas comerciais. São espaços mobiliados, prontos e customizados para atender às necessidades da sua empresa, garantindo uma economia a partir de 40% dos gastos em escritório;
  • Escritórios built to suit e lajes corporativas. São escritórios sob medida para a sua empresa, desenvolvido de acordo com as suas necessidades produtivas e financeiras, e de forma a manter a cultura e a identidade do seu negócio. 

Mas como isso permite aumentar a produtividade?

Agora que você já sabe algumas ideias para sair do home office, é importante entender como essa decisão de retornar ao presencial ajuda a aumentar a produtividade. Para começar, o próprio contato humano, por si só, contribui bastante para essa questão. Isso porque nós somos seres sociais e, nos privarmos disso no ambiente de trabalho, pode ter efeitos psicológicos adversos. 

Em muitas ocasiões, sentar-se com um colega para trabalhar em um determinado projeto, sempre mantendo uma distância segura, por exemplo, tende a ser muito mais produtivo do que horas e horas de videoconferências.

Além disso, é possível aumentar a produtividade, pois:

Os escritórios são projetados para melhorar a concentração

Esse é outro ponto importante, e sabemos que não funciona da mesma forma quando o funcionário está trabalhando de casa. E, muitas vezes, isso nem é culpa do colaborador, pois a maioria das residências não tem espaço suficiente ou mesas e cadeiras adequadas para trabalhar. 

Algumas também não permitem a entrada da luz necessária e, claro, não dispõem de instalações para a realização de reuniões. Por isso, o retorno ao trabalho presencial será um benefício real para muitas empresas que verão como a concentração de seus trabalhadores aumenta exponencialmente com o retorno ao escritório. 

coworking

Melhor comunicação entre as equipes

A tecnologia tem sido a grande aliada de empresas e trabalhadores durante o home office, ajudando as equipes a se comunicarem com eficiência. No entanto, as reuniões presenciais costumam ser mais efetivas, sobretudo porque as distrações são reduzidas.

Menos risco de procrastinação

Um dos grandes inimigos do trabalho remoto é a procrastinação. Afinal, as casas geralmente não são projetadas para trabalhar, mas sim para o lazer e a diversão dos moradores, o que significa que existem muitas distrações. 

Escolher alguma das ideias para sair do home office citadas anteriormente, portanto, significará o fim da procrastinação de muitos trabalhadores, que agora poderão se concentrar e ser mais produtivos durante o expediente.

Conte com a GOWORK!

Se você deseja implementar alguma das ideias para sair do home office citadas neste artigo e, assim, aumentar a produtividade dos seus funcionários, conheça os planos da GOWORK! Dessa forma, você ainda tem diversos benefícios, como localização privilegiada, ambiente e estrutura de alto padrão, entre outros.