Como Built to Suit está revolucionando o mercado mobiliário?

Uma inovação no mercado imobiliário vem revolucionando a área e proporcionando um modo totalmente eficiente de locação de imóveis. Trata-se do built to suit, uma alternativa de locação imobiliária criada para facilitar.

O termo built to suit, traduzido para o português significa “construído para servir” e é exatamente isso que o serviço faz.

O que é o built to suit?

É uma modalidade de contrato de locação para atender às demandas de um locatário específico, que irá solicitar a construção ou uma grande reforma de um imóvel.

Desse modo, a construção irá atender suas necessidades e o imóvel terá estrutura pré-definida, personalizada e sob medida para aquele tipo de negócio.

O built to suit foi incorporado à lei do inquilinato do Código Civil – Lei 8245, através da Lei Federal 12744, publicada em 19/12/2012.

A lei do built to suit dita que o locatário não precisa fazer a prévia aquisição, construção ou incorporação do imóvel.


Através do built to suit o locatário recebe o imóvel por concessão, realizando em troca o pagamento de mensalidades na forma de aluguel.

Os períodos de locação através desse modelo costumam ser longos, geralmente entre 15 e 20 anos. Mas isso não é uma regra e a duração do contrato poderá variar conforme a negociação.

O locador poderá reaver o imóvel somente após o fim do contrato. Por outro lado, o locatário precisa respeitar as condições contratuais, caso não o faça, poderá sofrer ações de despejo ou consignação do pagamento.

O modelo não se aplica para locações residenciais, mas serve às necessidades do setor comercial e industrial. Ele é viável, inclusive, para criação de escritórios ou filiais, já que é a alternativa mais econômica e ágil.

O built to suit é ideal também para grandes equipes, uma vez que pode disponibilizar desde andares de um edifício, até um prédio inteiro e em ambos os casos a construção será completamente personalizada.

As vantagens desse serviço vão além de entregar um imóvel personalizado e apropriado para um determinado tipo de negócio.

Entretanto o built to suit não somente disponibiliza um imóvel com estrutura ideal para as necessidades do locatário, mas oferece também serviços pós-construção, como gestão de facilities, incluindo copa, ar condicionado, pequenas reformas, mudança de layout, limpeza, etc.

Built to Suit em São Paulo

Empresas optam pelo Built to suit para economizar

A economia através do modelo built to suit é um dos motivos pelos quais as empresas estão contratando o serviço.

Ao invés de ter que investir em arquiteto, reforma, móveis e contratação de serviços de limpeza e copa, através do built to suit tudo o que for necessário para o bom funcionamento do negócio será fornecido à empresa.

Com todas essas facilidades, a instituição consegue evitar a necessidade de utilização do seu caixa e poderá investir em outras necessidades importantes naquele momento.

Escritório Turnkey

Com o conceito Turnkey, um escritório é entregue completamente pronto para ser utilizado e esse modelo é seguido pelo built to suit. O locatário recebe seu espaço pronto com tudo funcionando, bastando apenas chegar e começar a trabalhar.