O networking é uma prática comum no mundo empresarial. Não à toa, é uma palavra já utilizada no dia a dia no meio profissional e provavelmente você já a ouviu durante reuniões, conferências, webinars, etc. Mas, à medida que esse termo continua ganhando popularidade, mais e mais pessoas estão se perguntando: o que é networking e para que serve? Bom, no artigo a seguir, convidamos você a conhecer mais sobre seu conceito e importância na hora de fazer negócios.

O que é networking?

Um dos aspectos mais importantes quando se trata de iniciar um negócio é se cercar das pessoas certas. Neste contexto, o networking pode ser a fórmula certa. Mas o que é exatamente networking?

Bom, esse conceito refere-se à realização de determinadas ações por profissionais e empresas que buscam aumentar a sua rede de contatos. A utilização dessa técnica, então, permite ativamente a troca de informações e contatos, bem como o estabelecimento de relações com pessoas que partilham interesses profissionais comuns.

Em outras palavras, networking é uma atividade que tem como objetivo criar sinergias e desenvolver um círculo social com pessoas com quem você pode começar um negócio ou obter oportunidades de emprego.

Por meio dele, portanto, podemos tentar recrutar pessoas para nossa equipe ou investidores que possam ajudar a apresentar uma ideia. Ou seja, é uma ferramenta perfeita para empreendedores, sobretudo porque baseia-se no estabelecimento de relações benéficas para ambas as partes.

Para que isso serve?

Fazer networking serve a uma série de propósitos, como aumentar a visibilidade de uma empresa e melhorar a sua rede de contatos comerciais, gerando oportunidades de expansão dos negócios. Isso é ideal para quem quer tornar-se conhecido como profissional ou empresário, mostrar seus produtos ou serviços ou obter feedback de especialistas em seu setor.

Também pode ser extremamente vantajoso construir uma rede de contatos se você quer se conectar com outros profissionais do seu setor, trocar conhecimentos e estabelecer possíveis sinergias ou colaborações. Ou, ainda, para conhecer potenciais clientes, fornecedores, investidores ou empresas que podem ajudá-lo.

Se você está começando a empreender agora ou precisa conhecer mais sobre o seu segmento, o networking é uma boa maneira de adquirir mais conhecimento sobre o ambiente de negócios: concorrentes, possibilidades de internacionalização, riscos ou novas oportunidades.

Não importa o que você faça ou em que segmento atua, alcançar o sucesso profissional depende muito de ter uma rede de contatos de qualidade. 

networking

Construindo sua rede profissional por meio de networking

Em um mundo em constante mudança, no qual a incerteza tornou-se uma companhia regular, o networking é uma ferramenta valiosa que nunca deve ser negligenciada. Sabemos, no entanto, que ter uma base sólida de contatos para nos acompanhar e dar suporte pode ser difícil. 

Nesse sentido, compartilhar um espaço de coworking pode ser muito útil para empreendedores e startups. Afinal, favorece o desenvolvimento de um trabalho que é compartilhado com outras empresas.

Isso promove a comunicação e a criatividade, ajudando não só a ver o próprio negócio sob diferentes pontos de vista, mas também aumentando a sua rede de contatos. Portanto, agora que você já sabe o que é networking e para que serve, venha conhecer a GOWORK, uma rede de escritório compartilhado, onde você pode alugar salas comerciais, privativas e escritório virtual!