GOWORK é destaque no site do GRI Hub

[et_pb_section admin_label=”section”]
[et_pb_row admin_label=”row”]
[et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text”]

Fernando Bottura, CEO da GoWork, fala sobre o futuro dos espaços corporativos em matéria no site. Confira trecho abaixo:

Vale-coworking pode ser a próxima revolução no mercado de escritórios

Executivos debatem novos modelos de trabalho e efeitos nas lajes corporativas

Nas duas cidades mais populosas do Brasil, a taxa de vacância das lajes corporativas de médio e alto padrão vem apresentando aumento, segundo dados da SiiLA Brasil. Em São Paulo, estava em 14,8% no 1º trimestre de 2020 e passou para 21,2% após um ano. Veja o desempenho por região.

Diferentemente de São Paulo, o Rio de Janeiro já passava por dificuldades no ano passado, ainda fruto da crise econômica ocorrida a partir de 2015, registrando vacância de 29,5% no 1º trimestre. Por esse motivo, a alta não foi tão acentuada no comparativo anual, tendo o mercado carioca uma vacância de 30,7% nos três primeiros meses de 2021. Confira o gráfico.

Explicitamente, a queda na ocupação dos escritórios está relacionada com a chegada da pandemia, que instalou o cenário de isolamento social e consolidou o modelo de trabalho remoto. Nesse contexto, uma pergunta é recorrente no setor imobiliário: “Qual o futuro dos espaços corporativos?”

Considerando a totalidade dos colaboradores, Fernando Bottura, fundador e CEO da GoWork, acredita em um dia de trabalho remoto por semana, o que afetaria em 20% o contingente ocupacional de uma empresa. “Teremos impacto direto no Real Estate. A tração de crescimento deve se arrefecer nos próximos dois ou três anos, até voltar a crescer novamente”, afirma.

Portanto, o executivo entende que as taxas de vacância devem se manter nesses níveis até que o segmento se reinvente. “Acho que não teremos novas quedas na ocupação dos prédios. Quem tinha que devolver, já devolveu, e agora começa uma reformulação para um modelo flexível”, acrescenta Bottura.

Flexibilização do trabalho

Outra tendência é dividir departamentos ou equipes em células regionais pela cidade, no conceito chamado squad office

Segundo o fundador e CEO da GoWork, pesquisas indicam que a maioria dos colaboradores é a favor de um modelo híbrido, a principal premissa do modelo coworking

“O ser humano precisa de relações interpessoais. A nossa natureza envolve a comunidade e a nossa produtividade está ligada com um ambiente correto e produtivo, no qual diversas pessoas partilhem de um mesmo objetivo”, garante Bottura.

Mudança para as cidades

Considerando que as previsões sejam assertivas, sem dúvida haverá um impacto nas cidades. A dinâmica urbana deve mudar em função das novas estruturas de moradia e trabalho e da diminuição do uso de automóveis.

Este último item, além de amenizar o trânsito, deve reduzir a emissão de poluentes para a atmosfera, um importante passo na proteção ambiental. O uso inteligente dos espaços é outra tendência que caminha neste sentido.

Já para os cidadãos, o modelo possibilita utilizar o tempo ganho com deslocamento para diferentes fins, aumentando a qualidade de vida e a flexibilidade. Bottura exemplifica: “O colaborador pode trabalhar em um coworking durante boa parte da semana e fazer home office em sua casa do interior na sexta-feira”.

Por Daniel Caravetti

[/et_pb_text][/et_pb_column]
[/et_pb_row]
[/et_pb_section]

Compartilhe esse conteúdo:

Pontos importantes

Conteúdo por data

Receba nossas
novidades e conteúdo

GOWORKCOWORKING

SIGA NO INSTAGRAM

A gente trabalha na GOWORK e é claro que fazemos daqui a maior rede de coworking brasileira​#VaiLáeFaz #GOWORK #orgulhodeserbrasileiro
Meio da semana e o time já está assim 🤣🤣🤣​#GOWORK #GOWORK #VaiLáeFaz
Você viu no jornal? 📰​Nosso CEO Fernando Bottura foi destaque no jornal O Globo do último domingo (24/03). Na entrevista foram abordados temas como o back-to-office, o futuro dos escritórios e sobre nosso produto corporativo a @gocorporate.br​Quer ler a matéria na íntegra? Acesse nosso link da Bio!​#VaiLáeFaz #GOWORK​
Estamos fechando o mês das mulheres com chave de ouro, um compilado das diversas ações que realizamos em homenagem a elas que fazem da GOWORK uma empresa que #VaiLáeFaz​ 🥰#GOWORK #mesdasmulheres
A GOWORK na mídia 📸​Na edição do último domingo (24/03) do @jornaloglobo saiu uma reportagem com o nosso CEO Fernando Bottura sobre o movimento back to office e como a GOWORK faz parte desse movimento. ​Vai lá conferir, o link está na nossa Bio! ​#VaiLáeFaz #GOWORK
No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, reforçamos nosso compromisso com a diversidade e a inclusão.​​Na GOWORK, acreditamos que um ambiente de trabalho plural, onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas, é fundamental para o crescimento coletivo.​Aqui, celebramos e apoiamos o empreendedorismo diverso, enriquecido por ideias e pessoas de todas as origens. ​Juntos, construímos não só um futuro mais justo, mas também mais inovador e próspero. ​#GOWORK #Inclusão #EmpreendedorismoParaTodos #VaiLáeFaz​

Segunda à sexta das 8 às 18 hs (exceto feriados)

"*" indica campos obrigatórios

Ao clicar no botão "Me Ligue...", você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá! Preencha os campos abaixo para enviar seu email

"*" indica campos obrigatórios

Ao clicar no botão "GO", você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Fale com um especialista: