Ambiente de trabalho organizado pode aumentar sua produtividade e trazer mais qualidade de vida

 

A maioria de nós possui uma rotina de trabalho extremamente cansativa. Não importa se estamos numa empresa, num coworking ou até em um home office, todos nos acostumamos a passar horas de nossos dias sentados em frente à uma tela de computador trabalhando sem parar. Apesar desta dinâmica ser absolutamente necessária, acabamos deixando nosso bem-estar de lado até sofrermos alguma sequela como estresse excessivo, dores nas costas, na cabeça, na vista ou qualquer outro sintoma negativo. Pois bem, antes que algum destes problemas, ou outros mais graves, venham a lhe afetar, pare e pense, como você poderia tornar seu ambiente de trabalho mais saudável?

Aqui vão algumas dicas

Antes de tudo, é fundamental que você esteja em um ambiente limpo e organizado. Uma mesa de trabalho poluída e repleta de objetos sem função podem distraí-lo constantemente e de maneira imperceptível, então trate realizar as famosas faxinas se possível diariamente. Em pouquíssimo tempo você irá se sentir mais confortável e com a mente mais limpa.

Você organizou sua mesa, limpou o local onde trabalha e até se sente mais leve e tranquilo, mas suas costas estão lhe matando e as dores de cabeça não passam? Resolver isso pode ser mais fácil do que parece. Primeiro, não fique sentado encarando o computador por muitas horas, sempre que der dê uma levantada, ande um pouco e se estique, isso irá lhe ajudar a relaxar e equilibrar o corpo. Segundo, tente reparar se a iluminação do local é adequada e se a cadeira na qual você fica horas sentado é confortável. Estar por muito tempo em um ambiente com iluminação inapropriada pode aumentar o cansaço, a irritabilidade e trazer problemas para a vista.  Não se esqueça da sua postura, uma cadeira que lhe proporcione comodidade pode ajudar na prevenção de lesões nos ossos e nas articulações.

Coworking Gowork - Saúde
E o que a produtividade tem a ver com tudo isso?

Uma vez que você estiver num ambiente mais confortável e adequado, trabalhar se tornará muito mais fácil e prazeroso. Devemos sempre considerar que saúde e bem-estar estão intrinsicamente ligados com motivação e produtividade. Um indivíduo desconfortável, cheio de dores e incômodos debruçado numa mesa suja e desorganizada não tem como explorar o máximo de sua capacidade. Realize estas mudanças e você irá se sentir uma pessoa menos estressada, mais efetiva e bem-humorada. Trabalhar é importante, mas nunca deixe de lado sua qualidade de vida.