escritórios virtuais

O principal objetivo das empresas é o lucro! Por mais surreal que pode ser, ainda se encontra muitos empreendedores não sabem como fazer seus negócios darem lucro e algumas vezes nem percebem que estão no prejuízo.

Assim, se esse for o caso do seu negócio, é hora de priorizar a realização de um diagnóstico das finanças do negócio, para ter uma resposta precisa sobre os números administrativos e se há a necessidade de ajustes, pois, se a empresa não estiver gerando lucro é razoável imaginar que o negócio não é viável.

Infelizmente a maioria dos empreendedores só percebem isso quando é tarde demais, assim se torna fundamento entender mais sobre esse tempo. De maneira geral, o lucro líquido é a diferença entre o faturamento (receita) e a soma de todos os custos e despesas da empresa. Lucro líquido = faturamento – custos – despesas. Mas, como posso saber se a empresa está obtendo lucro?

Elaborando uma tabela ou planilha eletrônica que contenha informações sobre a receita, custos e despesas para calcular os resultados do exercício. Este demonstrativo de resultados tem por objetivo informar se a empresa está obtendo lucro ou gerando prejuízo num determinado período.

Os valores da receita, custos e despesas são relativos ao mês ou período que está sendo diagnosticado, independentemente do fato de representarem entradas efetivas de caixa (faturamento) ou saídas (custos + despesas) naquele determinado mês.

Até aí tudo bem, já se saber perceber qual a situação da empresa, contudo, fica a questão, como elevar os valores positivos para um negócio. Pensando nisso, elaborei um caminho rápido para aumentar o lucro:

1 ) Aumentar o faturamento, por meio do aumento do preço dos produtos (indústria), das mercadorias (comércio) ou dos serviços (serviço), mantendo-se o mesmo nível de quantidade vendida;

2 ) Aumentar o faturamento, por meio do aumento da quantidade vendida dos produtos (indústria), de mercadorias (comércio) ou dos serviços (serviço), mantendo-se o mesmo nível de preço;

3 ) Uma combinação das alternativas 1 e 2;

4 ) Aumentar o faturamento mais que proporcionalmente ao aumento dos custos e das despesas;

5 ) Reduzir o custo e as despesas mantendo o mesmo nível de faturamento;

6 ) Reduzir o custo e a despesa mais que proporcionalmente a redução do faturamento;

7 ) Uma combinação das alternativas 1, 2 , 3 e 4 (aumento do faturamento) com a alternativa 5 (redução de custos e as despesas).

Enfim, independente o momento que nossa economia atravessa, o empreendedor tem que correr atrás do lucro, caso contrário a falência será um caminho quase certo, o caminho é passar a ter um olhar mais crítico e cuidado redobrado com as contas.