Você sabia que trabalhar em um escritório que não te oferece o mínimo de conforto e bem-estar pode ser prejudicial a sua saúde?

 

Ambientes corporativos que não utilizam os processos ergonômicos, a fim de eliminar os riscos que afetam a saúde do trabalhador são prejudiciais a saúde. A ergonomia é dividida em três campos e por isso iremos citar três exemplos que podem estar afetando a sua saúde.

O primeiro é o campo físico (biomecânica da tarefa), o campo cognitivo (aspectos psicológicos) e o campo ambiental (área organizacional e ambiente de trabalho). Sendo assim a ergonomia trabalha e adapta as funções que precisam ser criadas para o ser humano em seu ambiente de trabalho.

Abaixo listamos as 3 causas que podem estar prejudicando a sua saúde.

1) Ausência de Equipamentos Ergonômicos

Sabe aquelas dores no pescoço, na cabeça e nas costas? Elas  podem ser causadas pela ausência de equipamentos ergonômicos,adequados para a sua postura, a ausência de iluminação que não sobrecarregue a sua visão é de extrema importância, além claro das condições ideais de temperatura do ambiente e ventilação.

Entenda que você não deve se adaptar às condições do seu ambiente de trabalho e sim ele á você. A seguir veja alguns equipamentos ergonômicos que são necessários em todos escritórios e empresas.

  • Cadeiras Ergonômicas

São ideais para trabalhos que precisam ser executados sentados, sendo planejados e adaptados para sua posição correta.

Agora se o trabalho for manual ou se necessita ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e painéis precisam proporcionar ao trabalhador boa postura, como a altura que precisa ter uma superfície de trabalho compatível com a sua atividade, além da distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento e a área de trabalho ter fácil acesso para você.

  • Mesas de altura regulaveis

A mesa deve estar a uma altura, de modo que os cotovelos e os antebraços fiquem retos sobre a mesa quando a parte superior de seus braços estiver relaxada. A mesa deve estar a uma altura, de modo que os cotovelos e os antebraços fiquem retos sobre a mesa quando a parte superior de seus braços estiver relaxada.

 

2) Falta de Flexibilidade

Sua empresa  possui uma cultura mais humanitária? Pois é,a cobrança por resultados, metas e fechamento de negócios como dito acima, podem trazer sérios problemas psicológicos em sua vida e muita das vezes são irreversíveis.

A falta de  estrutura em seu local de trabalho, como ausência de salas de reuniões, salas equipadas para videoconferências e sem acesso para a internet não te ajudarão a obter um resultado satisfatório.

Por isso, é importante você analisar a falta de benefícios que a sua empresa oferece aos funcionários e refletir se este é o seu lugar.

3)  Clima Ruim

O clima organizacional de um escritório conta desde o atendimento com um “Bom dia” da recepcionista até o “Boa noite” do presidente, neste quesito a educação é o segredo.

A falta de relacionamento com pessoas de áreas diferentes da sua atuação, podem ajudar você a ter um bloqueio de criatividade, diminuindo assim sua produtividade e resultado no serviço.

Escritórios de coworking que possuem Coffee break, Happy hour ou qualquer outro mecanismo, que tenha por objeto unir pessoas acaba criando um ambiente descontraído e que fomenta as relações com seus funcionários de maneira orgânica e saudável.

Portanto, o objetivo de hoje foi ajudar você a identificar as falhas que um escritório pode causar a sua saúde. Trabalhar em ambientes consideráveis tóxicos e com falta de estrutura podem causar problemas emocionais como ansiedade, depressão dentre outros fatores.

Os escritórios de coworking são a solução, onde se pode evitar todos esses possíveis problemas que empresas tradicionais podem causar a sua saúde.

Se estas dicas geraram algum tipo de identificação, comente com a gente quais foram as causas e lembre-se que para cada profissional existe um lugar ideal.